Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça 5 espécies de plantas medicinais que possuem o poder de cura

Confira a lista com as plantas, famosas por apresentarem propriedades medicinais muito significativas, e que funcionam como remédio natural.

Publicado

em

A flora nacional é riquíssima em uma grande variedade de espécies e concentra a maior biodiversidade do mundo. Esse tesouro natural, inclusive, nos permite avançar na descoberta de novos remédios e tratamentos médicos, sem falar nas mil e umas receitas caseiras que se utilizam de ervas naturais, buscando amenizar sintomas variados.

É sempre bom lembrar, contudo, que apesar de algumas dessas plantas promoverem melhoras no organismo, é importante que sejam utilizadas com a supervisão de um profissional de saúde, já que se consumidas em excesso ou da maneira errada, podem ser prejudiciais.

Acompanhe a lista que separamos com 5 tipos de plantas que apresentam poder “curativo” e saiba em quais situações você pode utilizá-las.

Passiflora

Famosa por seu poder calmante, a folha do maracujá entra na fórmula de fitoterápicos e é receitada por especialistas no tratamento de ansiedade. Neste caso, recomenda-se o consumo do chá da planta. Para preparar, basta colocar duas colheres de chá das folhas secas em uma xícara com água fervente. Deixe em repouso por 10 minutos, coe e beba normalmente. O chá de passiflora é fácil de fazer e proporciona sensação de bem-estar.

Reprodução: Freepik

Boldo-do-chile

A boldina, principal componente do vegetal, estimula a secreção da bile, substância produzida pelo fígado que atua na digestão de gorduras. Assim, a planta é ótimo remédio para auxiliar na digestão e também pode ser consumida na forma de chá.

Reprodução: Freepik

Alecrim

O alecrim é velho conhecido quando o assunto é remédio natural. A planta atua no combate à depressão. No cérebro, inibe a degradação dos neurotransmissores serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Pode ser utilizado como tempero e também na forma de chá.

Reprodução: Freepik

Espinheira-santa

Também empregada em forma de chás, a planta atenuaria azia e mal-estar estomacal.

Reprodução: Freepik

Barbatimão

Típico do cerrado, concentra substâncias de grande potencial cicatrizante. O barbatimão pode ser usado na forma de compressas, para aplicar sobre feridas ou úlceras na pele.

Reprodução: Freepik

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS