Agronegócio
Conheça 5 plantas que funcionam como repelentes para mosquitos
Além da purificação do ar, algumas espécies contribuem para espantarem insetos, já que possuem propriedades aromáticas.
Com a chegada do verão, aumenta o número de mosquitos, que, convenhamos, são visitantes nada bem-vindos! Afinal, existe coisa mais chata que aquele barulhinho de mosquito voando ao pé do ouvido? Ou as inúmeras e insuportáveis picadas que coçam sem parar? O pior é que, além de serem bichinhos irritantes, alguns mosquitos ainda transmitem graves doenças, como é o caso do Aedes Aegypti.
Assim, para evitar esta situação, é preciso adotar medidas para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas. Logo, é importante não deixar água parada, lixo acumulado e manter áreas internas e externas sempre limpas.
Outra boa dica é apostar em plantas que funcionam como repelentes para mosquitos. Algumas espécies de verdinhas, contribuem não só para a decoração e para a purificação do ar, mas também para espantarem mosquitos, já que possuem propriedades aromáticas. Sendo assim, confira, a seguir, 5 plantas que você pode cultivar em casa com essa finalidade.
Citronela
A número 1 da lista é a mais famosa quando o assunto é espantar insetos. A citronela é uma gramínea perene, conhecida por suas propriedades calmantes, desinfetantes, bactericidas entre outros. Se desenvolve muito bem em vasos, e deve ser cultivada a sol pleno ou meia sombra. Se assemelha muito à erva-cidreira ou capim-limão. Além disso, os óleos essenciais desta planta também podem ser usados para produzir velas repelentes naturais.
Reprodução: Freepik
Capim-limão
Outra planta também muito aromática e que os mosquitos odeiam é o capim-limão. É uma espécie muito comum no Brasil e apresenta fácil cultivo e manuseio. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, de preferência, em locais com luz direta.
Reprodução: Freepik
Catnip
Essa planta faz a infelicidade dos mosquitos e a alegria dos gatinhos! Como repelente, o catnip mantém os mosquitos longe por conta de seu óleo natural. Com relação aos gatos, contudo, o efeito é contrário: essa erva os deixa mais relaxados e felizes. Assim, vale a pena demais ter a espécie em casa. A planta gosta de locais arejados, com boa ventilação e luz solar. Evite ambientes muito quentes.
Reprodução: Freepik
Alecrim
Versátil e cheio de utilidades, o alecrim é capaz de repelir facilmente os mosquitos. Possui aroma agradável e apresenta fácil cultivo. Além disso, pode ser plantado em vasos e é pouco exigente com relação a cuidados. As mudas são facilmente encontradas em viveiros, lojas especializadas, em feiras e supermercados a preços muito acessíveis.
Reprodução: Freepik
Lavanda
O odor agradável e refrescante de suas flores repele os mosquitos, mantendo-os bem longe! Em contrapartida, as flores de lavanda são uma fonte de néctar para borboletas e abelhas, que passam a ser visitas frequentes. O ideal é que seja cultivada a meia sombra, em substrato fértil.
Reprodução: Freepik

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia22 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei