Conecte-se conosco

Agronegócio

Essa é ideal para ambientes internos: saiba como cultivar pau d’água

Conheça essa espécie de fácil cultivo que purifica o ar e agrega valor especial a ambientes internos. Confira mais detalhes.

Publicado

em

O pau d’água, também conhecido como dracena ou coqueiro de Vênus, é uma planta ideal para ambientes internos bem iluminados. Além de seu caráter ornamental cheio de charme, o pau d’água destaca-se por ser uma planta que melhora significativamente a qualidade do ar, já que suas folhas tem a capacidade de filtrar poluentes.

Sendo assim, vale muito a pena ter a espécie em casa, já que seu cultivo se mostra fácil, desde que observados os cuidados básicos e preferencias da espécie. Confira as principais dicas para o plantio do pau d’água.

Foto/Reprodução: Freepik

Cultivo

O pau d’água é resistente às pragas, ao ar condicionado e se adapta bem sob diferentes condições de cultivo:  sol pleno, luz difusa e meia-sombra. Ademais, pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo, em ambientes internos e externos. Vale ressaltar, contudo, que a planta não tolera geadas, portanto, atente-se ao clima do local onde você mora!

A espécie multiplica-se facilmente por estaquia de ramos. Sendo assim, destaque de uma planta adulta saudável e bem desenvolvida, um ramo para posterior cultivo e formação de nova muda. Separe um vaso com orifícios de drenagem e coloque pedriscos no fundo. Preencha o recipiente com substrato fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. 

Insira a rama na terra e regue logo em seguida. Nos primeiros dias, as regas devem ser frequentes para ajudar no enraizamento. Assim que a planta firmar raízes e começar a soltar folhas, vá diminuindo as regas gradativamente. 

Nunca deixe o solo encharcado demais, visto que água em excesso também é prejudicial a plantinha. Depois que a muda estiver forte e bem desenvolvida, faça a transplantação para um vaso maior ou plante diretamente no chão. Nos meses mais quentes, evite deixar o pau d’água sob sol pleno para que suas folhas não fiquem queimadas do sol. Já durante os períodos mais secos, procure borrifar um pouco de água em suas folhas para aumentar a umidade.

Por fim, faça adubações periódicas com adubo orgânico para manter sua plantinha sempre vigorosa e radiante.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS