Agronegócio
Conheça 5 tipos de vinhos e suas principais características
Veja qual o melhor tipo para acompanhar a sua refeição e os principais benefícios do consumo dessa bebida saborosa e saudável!
Você sabe qual a principal diferença entre os variados tipos de vinho? Tem dificuldade na hora de escolher qual bebida comprar? Hoje vamos mostrar as características de cada um para te auxiliar na hora de escolher o melhor vinho para acompanhar a sua refeição. Confira!
Diferença entre os tipos de vinho
A principal diferença entre os tipos de vinho são as uvas usadas na produção de cada bebida. O tipo de uva influencia diretamente no gosto, no aroma, na cor, na textura, interferindo assim, no resultado final da bebida.
Além disso, algumas uvas deixam o sabor forte da fruta, outras são mais leves, e ainda há aquelas com pigmentação tão forte em sua casca que deixam o vinho com uma cor mais escura.
Afinal, desde o tipo de uva escolhido até a degustação final, o processo de produção e escolha dos vinhos é minucioso e repleto de experiências únicas.
Tipos de vinho: 5 principais que você precisa conhecer
Para ajudar você a entender mais sobre o universo dessa bebida, vamos apresentar 5 principais tipos de vinho que você precisa conhecer. Confira:
1. Vinho tinto
Produzidos por meio da fermentação do suco extraído de uvas tintas, o vinho tinto é o tipo mais consumido no Brasil.
Devido à grande variedade de uvas usadas para fazer esse tipo de vinho, como a Cabernet Sauvignon, Carménère, Malbec, Merlot, Tempranillo, Pinot Noir, Syrah, entre outras, a bebida pode ter gostos e estilos diferentes.
2. Vinho branco
Produzido a partir de uvas brancas e tintas, o vinho branco possui sabor frutado e coloração mais dourada.
As uvas usadas na sua produção são a Chardonnay e a Sauvignon Blanc. Além disso, acompanha muito bem comidas leves como queijos, peixes e frutos do mar. É indicado que seja servido gelado.
3. Vinho rosé
Conhecido como rosé, o vinho rosado é produzido a partir de uvas tintas em diferentes estilos de vinificação.
O vinho rosé vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros, sendo ideal para o verão. É indicado que seja servido gelado.
4. Espumante
Produzido com gás carbônico, esse vinho é conhecido também como “perlage”, que significa borbulhas. Bastante consumido em celebrações, o espumante pode ser produzido a partir de dois processos: Champenoise (tradicional) e Charmat.
Os espumantes podem ser brancos, rosés e tintos. Além disso, as principais uvas que produzem o espumante são Chardonnay e Pinot Noir.
5. Vinho licoroso
Caracterizado pela quantidade elevada de teor alcoólico (entre 19% e 22%), os vinhos licorosos, são elaborados com alta quantidade de açúcar e é uma bebida que tem fermentação interrompida antes do término pela adição de aguardente vínica. Com grande teor alcoólico, as leveduras param de agir, e o vinho fica mais adoçado.
É importante lembrar que mesmo de sabor mais adocicado, o vinho licoroso não se assemelha com o vinho suave.
Agora que você já conhece diferentes tipos de vinho e suas particularidades, basta escolher qual variedade se encaixa melhor no seu evento e refeição.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira21 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia16 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?