Agronegócio
Conheça 7 benefícios da amora para a saúde
Veja alguns benefícios da amora e como consumi-la.
As amoras são uma das frutas mais populares e apreciadas do mundo. Ela é fruto da amoreira, uma árvore da família das rosáceas e possui um sabor doce e azedo, e tem a forma de um cacho de uvas em miniatura com coloração vermelha ou roxa.
Veja também: Frutas vermelhas: conheça os benefícios que elas trazem à saúde
Além de deliciosa, é versátil, nutritiva e benéfica para a saúde, sendo conhecido por suas propriedades medicinais. É uma fruta altamente nutritiva, possuindo grande quantidade de vitaminas C, A, E e minerais magnésio, fósforo, potássio e cálcio em sua composição.
Veja 7 benefícios da amora para a saúde
1. Previne o envelhecimento precoce
A fruta ajuda a prevenir a formação de radicais livres e previne o envelhecimento celular, pois é rica em antioxidantes, que funcionam para proteger as células. Além disso, as antocianinas nas amoras estão associadas a efeitos anticancerígenos, controle de açúcar no sangue e prevenção de doenças cardiovasculares.
2. Ajuda a regular o trânsito intestinal
Consumir amoras pode ajudar a regular o trânsito intestinal e prevenir a constipação, pois é uma excelente fonte de fibra e água. Por exemplo, uma xícara (chá) de amoras fornece cerca de 8 gramas de fibra.
3. Ajuda no controle de peso
Por conter fibras e poucas calorias, as amoras criam uma sensação de saciedade e garantem uma absorção mais lenta dos nutrientes, o que pode ajudar no controle de peso.
4. Fortalece os ossos
As amoras ajudam a fortalecer os ossos pois são ricas em cálcio, um mineral que contribui para a saúde óssea. Esta fruta ajuda a garantir a resistência dos ossos e a prevenir a osteoporose, podendo ser consumida pura ou em forma de chá feito a partir das folhas.
5. Previne e combate doenças cardiovasculares
A presença de fitoquímicos como antocianinas e carotenóides nas amoras, previne e combate doenças crônicas como as cardiovasculares. Além disso, a vitamina C na fruta ajuda a controlar o colesterol e prevenir o entupimento das artérias.
6. Ajuda a regular a pressão arterial
Amoras contêm ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, também conhecidos como gorduras “boas”, que ajudam a regular a pressão arterial.
7. Fortalece o sistema imunológico
A vitamina C na fruta fortalece o sistema imunológico, estimulando a produção de linfócitos e glóbulos brancos, e ajuda o corpo a lidar com processos inflamatórios causados por doenças e infecções.
Além disso, essa vitamina ajuda no raciocínio e no bem-estar, aumentando a síntese de neurotransmissores como serotonina, epinefrina, norepinefrina e dopamina.
Contraindicações
As amoras são ricas em compostos fenólicos, que, como mencionado anteriormente, geralmente trazem uma variedade de benefícios à saúde. No entanto, o consumo deve ser reduzido no terceiro trimestre de gestação, pois pode prejudicar a formação de vasos sanguíneos no coração do bebê.
Portanto, nesse período, as gestantes devem reduzir o consumo de alimentos ricos em compostos fenólicos como frutas vermelhas, chocolate, chá, café, erva-mate.
Além disso, o consumo da fruta pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. Pessoas diabéticas também devem controlar o consumo das amoras, por serem ricas em carboidratos.
Consumo
Você pode consumir amora por meio de sucos, chás, bolos e outras sobremesas ou, até mesmo, in natura.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política12 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo6 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco