Conecte-se conosco

Agronegócio

Frutas vermelhas: conheça os benefícios que elas trazem à saúde

Frutas protegem contra doenças cardíacas e câncer e são ricas em vitamina C.

Publicado

em

Todas as frutas contêm importantes propriedades para a saúde e são ricas em vitaminas, minerais e fibras. No entanto, um grupo específico possui efeito protetor contra várias doenças.

São as frutas vermelhas (morangos, melancias, cerejas, framboesas, amoras, açaí, etc.), ricas em vitaminas do complexo B, que ajudam as células a funcionar adequadamente, além de serem poderosos antioxidantes, e contém magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos que ajudam a combater o envelhecimento. 

Geralmente, essas frutas costumam ser consumidas na forma de geleias, doces e xaropes, mas o consumo natural é recomendado, pois as propriedades nutricionais podem sofrer alterações devido a processos como cozimento, secagem e outros.

Veja também: Saiba quais são as frutas que podem te ajudar a desinchar

Frutas vermelhas e suas propriedades:

Morangos: Os morangos são fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Estudos ligam o consumo de frutas a níveis mais baixos de colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, pois é um dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos. 

Framboesa: Possui antioxidantes, vitamina C e A, potássio, fósforo, magnésio e cálcio. Ela pode diminuir o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina, devido à presença das fibras.

Melancia: Por conter muita água, é um excelente diurético. Combate os efeitos dos radicais livres graças às duas substâncias glutationa e licopeno. Contém fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B em sua composição. 

Cerejas: Graças à alta quantidade de flavonóides, esta fruta pode prevenir doenças cardiovasculares. Também é fonte de vitaminas A e C e fibras solúveis. 

Acerola: Contém 100 vezes mais vitamina C que limões e laranjas. Além disso, é fonte de ferro, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS