Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a flor de mandacaru e como cultivar essa espécie

Além de belíssima, a flor de mandacaru possui grande simbologia espiritual.

Publicado

em

Típica da caatinga brasileira, a flor de mandacaru possui um visual exótico e inconfundível em meio ao habitat predominantemente seco. Essa flor nasce em um cacto de mesmo nome e que podem atingir até seis metros de altura. Essa espécie ainda possui um grande valor ornamental, sendo muito utilizada na decoração de áreas externas por possuir uma beleza diferente.

Comumente encontrada na cor branca com o centro amarelo ou verde claro, a flor de mandacaru possui várias pétalas, dando toques especiais ao cacto. Além disso, por crescer em um hábitat semiárido e com poucos nutrientes, essa flor é de fácil cultivo e não necessita de quase nenhuma manutenção.

Por isso, hoje vamos mostrar um pouco mais sobre a flor de mandacaru e como realizar seu próprio cultivo em casa. Confira!

Simbologia

Além de ser uma planta belíssima, a flor de mandacaru chama atenção por outro motivo. Por esbanjar força, resiliência e boa adaptação aos ambientes, essa espécie possui grande simbologia espiritual, tendo o poder de afastar as energias negativas e proteger o ambiente.

Cultivo

Para realizar o cultivo da flor de mandacaru, você não irá precisar de muitos cuidados. Primeiro, você deve escolher entre as espécies com espinho ou sem. Dessa forma, você deve adquirir as mudas em lojas especializadas ou de jardinagem, para iniciar o cultivo. Em seguida, basta seguir os passos abaixo:

  • Escolha um recipiente de médio ou grande porte que tenha furos em sua base para que ocorra uma boa drenagem;
  • Prepare a drenagem com porções de terra, cascalho e areia;
  • Não é necessário que o solo seja muito fértil, pois essa planta se adapta a locais com poucos nutrientes;
  • Em seguida, coloque a muda no centro do vaso e cubra com terra;
  • Por fim, faça uma rega.

Dicas e cuidados

Para a flor de mandacaru se desenvolver bem, é necessário que o local de cultivo tenha muito luz solar e com temperaturas elevadas. Além disso, quanto as regas, tome cuidado para não encharcar o solo. O excesso de água pode afogar a planta rapidamente. O ideal, é que na fase adulta você dispense as regas, principalmente se o cultivo for feito diretamente no chão.

Além disso, não planta a flor de mandacaru em locais úmidos, isso prejudicará o desenvolvimento da planta.

Agora que você sabe como plantar a flor de mandacaru da maneira correta, que tal iniciar o seu próprio cultivo?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS