Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a fruta gravatá, muito comum no cerrado brasileiro

Saiba quais os benefícios da fruta, principais propriedades e utilidades, dentre as quais estão a culinária e o artesanato.

Publicado

em

O gravatá, nome cientifico Neoglasiovia variegata, é uma planta nativa das Américas, comumente encontrada no cerrado brasileiro. A planta, muito versátil, possui propriedades medicinais, sendo utilizada na medicina popular, bem como, na culinária e na preparação de artesanatos.

O gravatá é bem resistente a diversidade de temperatura, solo e estiagem e possui ciclo perene, com folhas espinhosas e flores em tons avermelhados. Seus frutos são arredondados em crescem em cachos. Quando maduros, apresentam coloração amarela e polpa suculenta.

Utilidades

Pode ser utilizado como remédio caseiro

A planta apresenta várias propriedades medicinais e terapêuticas, tendo ação anti-inflamatória, expectorante, diurética, enérgica e tônica. Dessa maneira, o fruto pode ser utilizado em forma de xaropes e chás, para o alívio de doenças respiratórias, como tosses, bronquites e também para úlceras. Além disso, as propriedades nutrícias presentes no gravatá ajudam a reforçar o sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças.

Vale ressaltar, contudo, que o consumo dos chás e xaropes deve ser feito de forma moderada e com o auxílio de um especialista.

Pode ser utilizado na culinária

Na culinária, os frutos do gravatá podem ser consumidos in natura ou utilizados no preparo de licores, sucos, doces, conservas e outros mais.

Pode servir de matéria prima para a fabricação de artesanatos

As folhas da planta são resistentes e possuem características peculiares, desse modo, fornecem fibra para a confecção de barbantes, linhas de pesca, tecidos, cestos, esteiras, sandálias e chapéus. Nesse sentido, são muito utilizadas na fabricação de artesanatos e peças decorativas.

Tem finalidade ornamental

A floração do gravatá é muito bela e dificilmente passa despercebida aos olhos. Dessa maneira, a planta pode ser empregada na decoração de ambientes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS