Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça a orquídea fantasma

Com flores em formato bastante peculiar, a orquídea fantasma tem se tornado cada vez mais rara

Publicado

em

As orquídeas, em geral, são plantas muito peculiares, com uma infinidade de formas e cores. A orquídea fantasma, da família Orchidaceae, originária da América do Norte, cresce em áreas úmidas e abafadas. Trata-se de planta epífita, com inflorescências que brotam diretamente de um nódulo na base de suas raízes.

Ela forma um grande emaranhado nas árvores e suas flores brancas, são grandes e vistosas, com cheiro muito suave. Seu habitat natural são florestas úmidas e brejos. Por isso, não é uma planta fácil de cultivar, vez que exige cuidados especializados. Ademais, a orquídea fantasma se encontra na lista de flores em extinção, não sendo, portanto, muito acessível, pois possui valor elevado.

Porque a orquídea fantasma está sumindo?

A orquídea fantasma tem se tornando cada vez mais rara e os principais motivos seriam as calamidades naturais que afetam seu habitat natural, bem como, às atividades antrópicas, que se baseiam, principalmente, em uma agricultura invasiva, que acaba por culminar na destruição de matas, na dispersão de agrotóxicos e no extermínio de agentes polinizadores.

Há ainda, a falta de consciência por parte dos ambiciosos colecionadores e comerciantes, que retiram essas plantas da natureza com o intuito de vender a preços elevados, pouco se importando com cuidados básicos e com a manutenção da espécie. 

Há possibilidade de reverter essa situação?

 Alguns projetos buscam, atualmente, estudar a ecologia desta orquídea, reproduzindo-a em laboratório e pesquisando suas possibilidades de resistência à extinção. Desse modo, os cientistas esperam compreender melhor as necessidades de habitat específicos da orquídea fantasma e as suas necessidades de sobrevivência. O trabalho é árduo e requer a criação de clones da planta. Posteriormente, é feito o seu transplante para árvores adequadas em uma região preservada.

Dessa forma, com perseverança e otimismo, ainda há esperança e um desejo abissal que a orquídea fantasma se torne comum nas florestas e brejos de qualquer lugar do mundo! 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS