Conecte-se conosco

Economia

Conheça dicas para uma aposentadoria mais rápida e simples

Existem diversas modalidades de aposentadoria, e cada caso é um caso. Por isso vale a pena saber dicas que podem facilitar sua vida nesse momento.

Publicado

em

Aposentar-se é um dos maiores sonhos de todos os trabalhadores brasileiros, no entanto esse sonho parece cada vez mais distante. Conheça algumas dicas que podem te ajudar a se aposentar, seja por tempo de contribuição ou por idade.

Confira seus dados trabalhistas no INSS

É necessário revisar seu histórico de vida profissional antes de solicitar sua aposentadoria. Isso porque o banco de dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode estar desatualizado.

Logo, é importante revisar o seu registro no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que é o órgão responsável por conter todos os seus registros profissionais. Fazendo essa revisão você garante que todos os seus dados estão corretos e que estão inclusos todos os seus períodos trabalhados.

Trabalho sem registro

Você sabia que é possível solicitar o reconhecimento de um período trabalhado sem registro? Exatamente. Caso o trabalhador tenha exercido trabalho sem registro por certo período de tempo, ele pode solicitar o reconhecimento, mesmo que durante esse tempo não tenha contribuído com o INSS.

Isso porque de forma alguma o trabalhador pode ser afetado pela falta de registro, já que registrar é uma obrigação do empregador, não do funcionário.

Para pedir o reconhecimento, é necessário comprovar que o período trabalhado aconteceu, seja por fichas de ponto, holerites, anotações na carteira de trabalho ou outros meios.

Para saber ao certo quais são os documentos que podem comprovar esse trabalho sem registro, é possível acessar a Instrução Normativa Nº 77/2015, que lista todos os documentos possíveis.

Trabalho considerado perigoso para a saúde ou integridade física

Quem trabalha numa função que pode trazer riscos à saúde ou à integridade física, pode ter um tempo adicional para solicitar a aposentadoria. Esse tempo é de 40% para homens e de 20% para mulheres no período de contribuição.

Porém, é sempre importante lembrar das mudanças feitas pela reforma Trabalhista em 2019, que alterou essa regra e agora esses trabalhadores não possuem mais esse direito.

No entanto, aqueles que já cumpriam os requisitos para se aposentar antes de 13 de novembro de 2019 podem se utilizar dessa regra.

Serviço militar

O serviço militar também conta para a aposentadoria. Essa é uma das coisas que poucos trabalhadores sabem, mas o INSS precisa colocar no cálculo para a aposentadoria o tempo obrigatório de serviço militar. Portanto, é necessário verificar se o INSS colocou esse período no cálculo.

É importante ressaltar que, caso esse período tenha sido utilizado para a contagem de tempo de serviço militar previsto pelo Regime Próprio Público ou Militar, ele não poderá ser contado para a aposentadoria, já que foi utilizado para outro benefício.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS