Política
Conheça o Bolsa Família Extraordinário direcionado aos povos indígenas em situação de vulnerabilidade
O benefício visa diminuir os danos causados à população indígena nos últimos anos. Veja o que muda neste projeto.
O deputado Carlos Henrique Gaguim criou um Projeto de Lei que visa beneficiar a população indígena com um programa semelhante ao Bolsa Família. Dessa forma, os beneficiários terão direito a um salário mínimo mensal, conforme o texto descrito no PL 2956/22.
Este grupo já pode ser beneficiado com o Bolsa Família, que este ano passa a ter o valor fixo de R$ 600, porém, com o novo projeto, a Lei 14.342/22 terá alteração para que um repasse maior seja pago aos indígenas.
O projeto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e precisa ser aprovado pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A análise está sendo feita em caráter conclusivo e precisa de aprovação para que os pagamentos comecem a acontecer.
O Projeto de Lei foi criado no ano passado, com o objetivo de compensar os danos sofridos pelos indígenas de alguns estados no Brasil. Um exemplo recente disso foi a situação do povo Yanomami, de Roraima, exposta no último dia 20.
A situação encontrada pelo Ministério da Saúde foi extremamente preocupante. Os integrantes do Yanomami foram encontrados em vulnerabilidade de saúde e alimentar, situação que levou ao decreto de estado de emergência. Um trabalho junto ao exército está sendo feito para alimentar os moradores da região.
“O dano pode ser facilmente verificado pelo claro estado de sucateamento pelo qual passou a Funai, entidade que deveria ser protegida e aparelhada para fazer frente aos enormes desafios necessários para a proteção dos povos indígenas”, disse o deputado Gaguim.
O projeto está sendo chamado de Bolsa Família Extraordinário e visa dar um valor complementar aos inscritos no programa, até que o benefício chegue ao valor de um salário mínimo. Dessa forma, as famílias indígenas terão mais acesso às condições básicas de saúde e alimentação.
Lembrando que o Bolsa Família tem como objetivo diminuir a insegurança alimentar de todos os brasileiros. Para participar do programa, é preciso se encontrar em situação de pobreza ou extrema pobreza.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística23 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia12 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”