Tecnologia
Conheça o Golpe da Mão Fantasma e saiba como se defender
Os golpes cibernéticos estão cada vez mais elaborados. Conheça o novo golpe que está circulando e saiba como se proteger de forma fácil.
Há um golpe muito perigoso acontecendo, o chamado “Golpe da Mão Fantasma”. Ele se caracteriza por uma invasão ao celular das vítimas, além do roubo de senhas, dados bancários e dinheiro.
Tudo isso é possível após a vítima instalar um malware por engano, que permite o acesso aos criminosos. Em muitas das vezes, é possível ver o dinheiro ser roubado em tempo real da conta.
Para instalar esse tipo de malware no celular das vítimas, os golpistas utilizam a desculpa de uma atualização falsa no aplicativo do banco, ou plug-ins adicionais para aumentar a segurança das aplicações. No fim, é apenas uma tática para efetuar o roubo.
Ao acessar o celular, eles vasculham em busca de senha. Quando encontram, entram em aplicativos de banco, além de roubar o que há disponível na conta, ainda solicitam empréstimos e transferem todo o dinheiro para a conta de laranjas.
Só no Brasil, cerca de mil pessoas já caíram nesse golpe, as autoridades estão muito preocupadas com o aumento na incidência desse tipo de golpe. Trouxemos algumas dicas para não acabar caindo no Golpe da Mão Fantasma.
1 – Não confie em ligações de banco
O banco nunca vai ligar para você e pedir para instalar algum aplicativo, então, sempre desconfie quando for contatado por alguém dizendo ser do seu banco. Mesmo que eles confirmem seus dados, prefira você ligar para o número ou, até mesmo, ir até uma agência física para isso.
2 – Fique de olho na sua conta corrente
Ter controle das entradas e saídas da sua conta corrente, além de ajudar na organização da sua vida financeira, pode te fazer perceber qualquer movimentação estranha que pode vir a acontecer.
3 – Não acesse o aplicativo do banco em redes públicas
Redes públicas de Wi-Fi são muito propensas para ataques hackers, isso te deixa mais exposto a cair em golpes. Se for preciso utilizar, use junto um gerenciador de senhas para ficar mais protegido.
4 – Não instale aplicativos desconhecidos
Instalar aplicativos desconhecidos no seu celular não é uma boa ideia, ainda mais se eles estiverem fora da loja oficial do seu celular. Se você não conhecer a fonte, simplesmente não o instale.
5 – Evite anotar suas senhas no celular
Muitas pessoas utilizam o bloco de notas, a agenda do celular e, até mesmo, o WhatsApp para anotar senhas de cartões ou aplicativos. Evite fazer isso, pois isso facilita para os criminosos que conseguem invadir seu aparelho, já que eles terão acesso aos seus aplicativos de bancos e redes sociais.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia11 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura