Conecte-se conosco

Agronegócio

Conheça os benefícios da semente de sucupira, a árvore do cerrado

Muito benéfica para o organismo, a semente de sucupira possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes.

Publicado

em

Você já ouviu falar nas sementes de sucupira? Derivada da sucupira, árvore do cerrado também conhecida como cutiúba ou sicupira, a semente tem fortes propriedades medicinais e pode ser utilizada de diversas formas.

Sua árvore possui frutos, sementes e cascas, que além de úteis, são muito benéficas para a nossa saúde. Muito visível na redução da inflamação das articulações, consumir as sementes ajuda a combater problemas musculares e ósseos, além de tratar artrite, reumatismo e doenças articulares.

Além disso, a semente de sucupira atua como um analgésico natural, pois é fonte de flavonoides que aliviam a dor e aumentam a imunidade. Consumir sementes de sucupira ainda pode ajudar na cicatrização de feridas.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antiulcerosas, as sementes de sucupira também são amplamente utilizadas no tratamento de distúrbios gastrointestinais, aliviando dores e desconfortos.

Além disso, as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anestésicas e analgésicas presentes na semente, são ideais para amenizar dores no útero, como cólicas intensas, cistos no ovário e outros problemas relacionados ao sistema reprodutor.

Veja a seguir, como utilizar a semente de sucupira da melhor forma.

Reprodução: freepik

Como utilizar semente de sucupira

A sucupira pode ser encontrada em forma de chá, cápsulas, extrato e óleo, podendo ser utilizada de diversas formas, como em chá, cápsulas, óleo e extrato. Veja a seguir como preparar o chá da semente e desfrutar de todos os benefícios.

Chá de sementes de sucupira

  • Primeiro, lave 4 sementes de sucupira e quebre-as utilizando um martelo de cozinha;
  • Em seguida, ferva as sementes quebradas juntamente com 1 litro de água por 10 minutos;
  • Por fim, coe e pronto! Sua bebida já pode ser consumida.

Dicas incríveis

É importante lembrar que, como qualquer outro alimento, a semente de sucupira deve ser consumida sem exagero e com o devido acompanhamento médico. Dessa forma, procure um especialista antes de ingeri-la.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS