Conecte-se conosco

Agronegócio

Ornamental e medicinal: confira as propriedades e benefícios da calêndula

Conhecida por suas propriedades medicinais, a calêndula pode ser utilizada com diversas funções e possui inúmeros benefícios. Veja!

Publicado

em

Calendula officinalis é uma planta com propriedades medicinais, conhecida também como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha ou, até mesmo, margarida dourada. Trata-se de uma flor popularmente utilizada para tratar problemas de pele, como queimaduras e inflamações, apesar de seus benefícios serem variados.

Além disso, a calêndula mostra-se um alimento muito versátil, sendo possível inseri-la na dieta de diversas formas. A planta pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, feiras e mercados a preços muito acessíveis. Logo, vale a pena acompanhar os principais benefícios da calêndula e como utilizá-la.

Reprodução: shutterstock

Benefícios

  • Acelera a cicatrização da pele

A calêndula contribui para acelerar processos de cicatrização envolvendo cortes e queimaduras. Desse modo, a planta é muito utilizada na indústria de cosméticos e medicamentos em geral.

O benefício está intimamente ligado às propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas da planta, que evitam dor, inchaço, bem como, o desenvolvimento de microrganismos. A calêndula auxilia, ainda, na formação de colágeno e na melhora da circulação sanguínea.

  • Regula os níveis de açúcar no sangue

Outro benefício eficaz da calêndula está justamente em aumentar a sensibilidade do organismo à insulina. Isso faz com que haja um melhor controle dos níveis de açúcar sanguíneo. Assim, a planta é remédio natural indispensável na dieta de quem tem diabetes.

  • Protege o fígado

O uso do extrato alcoólico de calêndula é capaz de proteger as células do fígado contra lesões causadas por alguns tipos de medicamentos, sobretudo o acetaminofeno.

Além disso, o consumo moderado do chá da planta auxilia na proteção do órgão e fortalece o sistema imunológico, vez que a erva apresenta propriedades antioxidantes.

Mas, afinal, como utilizar a planta?

A planta pode ser utilizada na alimentação como tempero, para condimentar sopas, ensopados, omeletes, queijos, carne assada, pudins e licores. Como remédio caseiro natural, recomenda-se o uso das flores secas, para fazer chás.

Na indústria cosmética e nas farmácias de manipulação, a planta é utilizada na composição de cremes hidratantes, pomada e itens para queimaduras, por conta de sua ação cicatrizante. A calêndula funciona como repelente e inseticida, tanto para a pele quanto em plantações agrícolas, já que quando exala um odor característico.

Vale ressaltar que o uso da erva deve ser sempre orientado por um especialista, pois a calêndula, se ingerida em grandes quantidades, tem potencial abortivo. Dessa forma, consulte um médico e fique atento às possíveis contraindicações.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS