Curiosidades
Conheça três lugares que a entrada de turista é terminantemente proibida!
Alguns locais no território nacional só permitem a entrada de pesquisadores e militares, pois podem apresentar risco à vida das pessoas.
O Brasil é um país muito rico em biodiversidade e por todo território nacional existem paisagens naturais belíssimas para se apreciar. Do norte ao sul, de leste a oeste, uma das coisas que temos que nos orgulhar enquanto brasileiros é do nosso território e das maravilhas que nele existem. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem alguns locais que são proibidos para a visitação.
De modo geral, esses lugares são proibidos principalmente devido ao risco que essas localidades podem apresentar para a vida das pessoas. Além disso, existem lugares que possuem segredos de estado. A lista que será apresentada posteriormente mostra localidades onde o turismo não existe e outras onde só podem adentrar pesquisadores ou militares.
- Atol das Rocas
O Atol das Rocas é a primeira reserva biológica marinha do país. Essa reserva é uma ilha oceânica que foi fundada em 1979 e está situada a 267 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A ilha possui formato de anel com estruturas de corais formando um lago em seu centro, com uma cor mais clara.
Essa ilha só recebe visita de pesquisadores. Ela ocupa um espaço de cerca de 38 hectares e possui uma fauna extraordinária, que conta com pássaros, tartarugas e tubarões. O instituto responsável pelo cuidado dessa reserva é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
- Base de Alcântara
Essa base foi criada em 1989, devido a sua posição geográfica, a Base Alcântara é uma das melhores bases de lançamento de foguetes e satélites do mundo e está localizada a 32 km de São Luís, capital do estado do Maranhão. Essa base se destaca pelo fato de esse local estar na linha do equador, onde a rotação da Terra atinge sua velocidade máxima, o que permite que os foguetes utilizem menos 30% de combustível.
- Vale do Javari
O Vale do Javari é uma das maiores terras indígenas do planeta e fica situado no estado do Amazonas. A região abriga diferentes tribos indígenas do Brasil, incluindo Matis, Matses, Kulina, Mayoruna e Korubo. Frente a isso, o Governo Federal proibiu a entrada nessas terras em busca de garantir a segurança da população aborígene e seu modo de vida, assim como da floresta.
Além disso, existem especialistas que apontam a existência de um grande perigo no que diz respeito ao contato desses povos com a sociedade urbana devido à transmissão de doenças que podem ser realmente fatais a eles.

-
Agronegócio2 dias atrás
Não entre em pânico se encontrar uma cobra no seu jardim; saiba como agir
-
Tecnologia10 horas atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quanto ganha um funcionário do McDonald’s nos Estados Unidos?
-
Saúde10 horas atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Empresas1 dia atrás
Justiça decreta falência de editora famosa no Brasil
-
Economia1 dia atrás
ANP anuncia áreas do 5º Ciclo de Oferta Permanente de Concessão
-
Tecnologia1 dia atrás
Nova tecnologia da Google pode dar fim à Starlink
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Procura por green card cresce 14,6%: quais profissões são mais buscadas por brasileiros nos EUA?