Agronegócio
Conhece a erva de Santa-Maria? Confira quais são seus benefícios
Saiba quais as características dessa erva com propriedades medicinais e insira a espécie na sua alimentação.
A erva-de-santa-maria, também conhecida como epazote e mastruz, possui propriedades terapêuticas e faz parte do seleto grupo de plantas medicinais. De folhas longas, verde-escuras, com floração amarelada pequenina, a erva de aroma agradável, mostra-se bem fácil de cultivar, sendo pouco exigente com relação a cuidados, já que cresce espontaneamente em diversos locais.
Mas são seus benefícios em termos medicinais que chamam atenção, visto serem significativos. Por isso, separamos os principais deles logo abaixo para você. Acompanhe!
Benefícios
-
Funciona como vermífugo e antisséptico natural
O grande benefício da erva de Santa-Maria é que ela tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, a planta apresenta ainda propriedades antissépticas, sendo ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo. Desse modo, o mais indicado é utilizar o chá, feito com a infusão das folhas. Uma xicara no decorrer do dia é o suficiente.
-
Ajuda a tratar problemas digestivos
A erva ajuda no tratamento de gastrite e alivia possíveis dores e desconfortos no estômago. Uma boa dica é preparar chás usando a erva de Santa-Maria juntamente com outras ervas, como hortelã e hibisco, que também ajudam na digestão.
-
Ajuda a tratar problemas respiratórios
Outra vantagem da erva de Santa-Maria é que ela tem efeito expectorante, já que é fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, sendo indicada, pois, para o tratamento de rinites, gripes, resfriados, sinusites e até mesmo asma a longo prazo. Do mesmo modo, os sintomas podem ser evitados consumindo o chá da planta, que ajuda a eliminar o muco e a prevenir outras doenças.
-
Planta ajuda a tratar picadas de insetos e feridas
A erva pode ser utilizada para tratar picadas de insetos, diminuindo o inchaço e aliviando a coceira. Vale ressaltar ainda, que em virtude de conter antioxidantes em sua composição, a planta auxilia n o processo de cicatrização e ajuda a reduzir focos de inflamação na pele, atuando como ótimo remédio natural.
Contraindicação
Apesar dos benefícios, é muito importante utilizar a planta com o devido acompanhamento médico, já que com o uso excessivo podem haver contraindicações (especialmente para grávidas) e efeitos colaterais.

-
Tecnologia18 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia15 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Mundo16 horas atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Carreira2 dias atrás
Profissão mais bem paga do Brasil surpreende; conheça o topo do ranking salarial