Agronegócio
Conhece o tamarilho? Aprenda a cultivar esse tomate arbóreo!
Além de saboroso, o tamarilho é fonte de benefícios para a saúde e pode ser cultivado em casa, de jeito simples e prático!
Você já ouviu falar do tomate arbóreo? Também conhecido como tamarilho, esse tipo de tomate faz parte da família do tomate comum. Dessa forma, há uma grande semelhança entre seus frutos.
De sabor agridoce, o tamarilho pode ser consumido in natura, no preparo de sobremesas e compotas, além de ser muito fácil de cultivá-lo.
Essa espécie diferente possui muitos benefícios para a saúde. Pensando nisso, hoje vamos apresentar as principais vantagens de consumir tamarilho e como cultivar esse fruto em casa. Confira!
Benefícios do tomate arbóreo
O tamarilho é fonte de inúmeros minerais como ferro, cálcio, manganês e vitaminas A e C, além de ser rico em fibras e antioxidantes, responsáveis por combater os efeitos dos radicais livres, auxiliando assim, na prevenção de doenças cardiovasculares, no bom funcionamento do intestino e no emagrecimento, devido seu baixo teor calórico.
Como plantar tamarilho
O primeiro passo para iniciar o plantio de tomate arbóreo é começar com a propagação. Para isso, você pode utilizar dois métodos, através das sementes ou estaquia. O primeiro método é mais prático e possui taxa de germinação muito alta.
Dessa forma, comece misturando proporções iguais de terra e areia para elaborar o substrato. Lembre-se que o solo deve ser profundo, fértil e bem drenado, impedindo o acúmulo de umidade nas raízes das plantas. Depois, separe as sementes de um tomate saudável, lave e coloque dentro do vaso. Depois, faça uma rega mantendo o solo úmido. É importante colocar a sementeira em um local seguro com temperaturas amenas.
Cultivo
Assim que a planta atingir um metro de altura, é hora de transplantá-la para o local definitivo. Esse processo deve ser feito durante a primavera, quando as temperaturas são ideais e a estação de chuvas está começando. Dessa forma, faça uma cova de 50cm, utilize um adubo orgânico e plante o pé de tomate arbóreo.
Cuidados
O tomate arbóreo é uma espécie que não resiste às estações secas, por isso, é importante regá-lo bem durante o período de estiagem e manter o solo sempre úmido. Entretanto, evite enxarcar o solo, para evitar o apodrecimento das raízes.
Em relação a iluminação, o tomate arbóreo gosta de iluminação direta e pode ficar sob sol pleno. Além disso, as podas de limpeza são essenciais para estimular a produção e influenciam no controle de volume e altura da fruta.
Agora que você sabe como cultivar tomate arbóreo e as principais vantagens de consumir esse fruto, que tal iniciar o seu próprio plantio e desfrutar de todos os benefícios desse alimento?

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga