Automobilística
Considere isso antes de tentar recuperar seu carro após uma enchente
Será mesmo que consertar um veículo atingido por grandes quantidades de água é um bom negócio?
Recentemente, diversas localidades do Brasil foram atingidas por grandes índices de chuva que ocasionaram muitos alagamentos. Como consequência, casas e carros foram atingidos, resultando em inúmeras perdas materiais para a população.
Mas, será que vale a pena os gastos para tentar recuperar um bem atingido por esse tipo de desastre? Mecânicos que atuam nas áreas mais afetadas pelos fenômenos meteorológicos citados anteriormente possuem opiniões diversas sobre essa questão. Vamos entender mais sobre isso hoje.
Meu carro foi atingido por uma enchente, vale o gasto para recuperá-lo?
Muitos automóveis danificados pela água até a altura do seu painel de instrumentos foram avaliados como perda total pelas seguradoras. Quando o veículo fica submerso até este ponto referido, todos os componentes eletrônicos e mecânicos acabam sendo seriamente comprometidos.
Assim, o profissional responsável pelo conserto deve realizar um diagnóstico detalhado para descobrir se ainda é válida a tentativa de recuperação do modelo do cliente. Primeiramente, o motor é verificado para descobrir se os módulos e outros componentes essenciais sofreram muitos danos por conta da água suja.
Após o cuidado com a parte mecânica, deve-se verificar a eletrônica. Caso tudo esteja em ordem, tenta-se ligar o carro e verifica-se se as luzes de alerta no painel estão indicando algum problema. Vale lembrar que a quantidade de perdas pode variar dependendo do modelo do veículo.
Devido à complexidade dos sistemas automotivos atuais, itens afetados por enchentes podem se tornar verdadeiras caixinhas de surpresas. Portanto, apenas uma avaliação precisa é capaz de atestar se uma tentativa de conserto pode ou não valer a pena para o indivíduo.
Desse modo, as variáveis costumam ser imprevisíveis e o mais recomendado é poder contar com um mecânico de confiança para executar o serviço. Inclusive, é bom que a pessoa saiba lidar com sistemas eletrônicos cada vez mais complexos, uma vez que carros mais novos são equipados com tecnologia de ponta.

-
Política1 dia atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Cotidiano10 horas atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Tecnologia14 horas atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Tecnologia2 dias atrás
Função pouco usada do celular pode salvar a bateria em momentos críticos
-
Economia2 dias atrás
Governo congela R$ 31,3 bi do Orçamento de 2025 e prepara corte por ministério
-
Economia2 dias atrás
Câmara aprova reajuste para servidores públicos
-
Cotidiano2 dias atrás
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso até esta sexta