Empresas
Consórcio de 3R e DBO negocia aquisição de campo de gás da Petrobras, segundo fontes
Até alguns anos, a Petrobras atuava efetivamente sozinha na maior parte dos segmentos ligados ao gás natural no Brasil.
Um consórcio formado pela brasileira 3R Petroleum e pela DBO Energy, ligada à Noruega, estaria negociando com a Petrobras para efetuar a compra de um grupo de campos “offshore” de gás natural, dizem duas fontes com conhecimento direto do assunto.
O Polo Peroá, localizado no litoral do Espírito Santo, estaria entre os primeiros totalmente de gás natural vendidos pela Petrobras. A transação seria parte de um esforço abrangente da empresa para pôr fim a seu quase monopólio na cadeia de gás natural do país.
Até alguns anos, a Petrobras atuava efetivamente sozinha na maior parte dos segmentos ligados ao gás natural no Brasil. Entretanto, a estatal começou a vender gasodutos e ativos de transporte e distribuição, em um movimento com o qual a companhia e o governo esperam incentivar a competição.
Atualmente, diversas empresas internacionais produzem quantidades significativas de gás natural no Brasil, operando campos de petróleo onde o gás associado é removido durante o processo de produção. Contudo, grande parte desse gás é reinjetado, e uma parcela limitada é produzida em campos exclusivamente de gás.
Procuradas, a Petrobras, 3R e DBO preferiram não comentar o assunto.
Em 2019, o Polo Peroá produziu pouco menos de 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia, embora a produção tenha registrado um volume várias vezes maior em anos anteriores. O ativo inclui ainda o prospecto de Malombe, descoberto em 2011, que segundo estudos pode chegar a produzir 2,5 milhões de metros cúbicos diários de gás, se desenvolvido.
Como o Polo Peroá já possui um perfil maduro, espera-se que ele seja vendido a um preço relativamente baixo em relação a outros ativos de produção ofertados pela Petrobras na área, segundo as fontes, que pediram para ser mantidas em anonimato para a discussão de assuntos confidenciais.
Sediada no Rio de Janeiro, a DBO é composta por executivos brasileiros e noruegueses, e lista a RWE Supply & Trading, braço da alemã RWE AG, como uma investidora.
A 3R foi fundada por alguns ex-executivos da Petrobras e tem apoio da companhia de investimentos Starboard Restructuring Partners. No início de setembro, a petroleira solicitou registro para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), a fim de adquirir outros campos de petróleo da Petrobras, quitar aquisições já feitas e ampliar a posição de caixa.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]