Economia
Consórcio Nova Estrada Real vence leilão da BR-040 entre Juiz de Fora e Rio
Cretame inclui trechos das rodovias BR-040 e BR-495.
O Consórcio Nova Estrada Real venceu o leilão para concessão do sistema rodoviário que liga Juiz de Fora, em Minas Gerais, ao Rio de Janeiro, incluindo trechos das rodovias BR-040 e BR-495. A proposta vencedora ofereceu 14% de desconto sobre a tarifa de pedágio, superando os lances das empresas Sacyr Concessões e Participações do Brasil, que apresentou desconto de 1%, e da EPR Participações, com proposta de 3,08%. A concessão terá duração de 30 anos.
O leilão foi realizado na tarde do dia 30, na sede da B3 (B3SA3), em São Paulo, sob responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes. O critério de escolha foi o maior desconto tarifário.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a concessão garantirá R$ 8,84 milhões em investimentos em obras e melhorias ao longo da rodovia, incluindo a construção de uma nova subida da Serra de Petrópolis, medida que deve contribuir para a redução dos congestionamentos na região.
Consórcio Nova Estrada Real
A concessão abrange o trecho da BR-040 em Minas Gerais, entre o entroncamento com a antiga Estrada União e Indústria até a divisa com o estado do Rio de Janeiro; o segmento da BR-040 no Rio de Janeiro, que vai da divisa com Minas até o entroncamento com a BR-116; e a BR-495, entre os entroncamentos com a BR-040 em Itaipava e no Rio de Janeiro. O objetivo da concessão é assegurar a exploração da infraestrutura, com serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação e ampliação da capacidade da via.
Com forte valor histórico, a BR-040 tem origem na Estrada União e Indústria, inaugurada em 1861 por Dom Pedro II como rota de escoamento da produção dos barões do café, ligando o Rio de Janeiro à cidade serrana de Petrópolis, onde a família imperial costumava passar os verões. Em 1928, o trecho entre Rio e Petrópolis tornou-se o primeiro pavimentado do país, por iniciativa do então presidente Washington Luís. Nas décadas seguintes, a rodovia foi ampliada até Juiz de Fora e, durante o governo Juscelino Kubitschek, consolidou-se como uma das principais ligações com Brasília, a capital federal.
(Com Agência Brasil).

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