Finanças
Consulta de saldo Valores a Receber: descubra como verificar o seu no Banco Central
Banco Central se manifestou sobre a volta do Valores a Receber e explica como acessar informações sobre o programa.
No ano passado, milhares de brasileiros puderam receber o dinheiro esquecido do Banco Central. O valor poderia ser consultado e sacado em dia específico, e, nessa dinâmica, muita gente perdeu a chance de recuperá-lo.
Porém, foi divulgado que talvez o Banco Central desse uma nova oportunidade para quem tem algum dinheiro esquecido em contas encerradas, restituições do Imposto de Renda, abono salarial, FGTS ou algum prêmio de loteria.
Por mais que uma parte da população esteja ansiosa para receber algum valor, a plataforma do programa está fora do ar, sendo assim impossível fazer qualquer consulta ou saque. Ela está desse jeito desde abril do ano passado, com a justificativa de estarem sendo feitos reparos em seu funcionamento.
São mais de R$ 4,6 bilhões disponíveis para a população, dos quais R$ 3,6 bilhões são destinados a pessoas físicas, e o restante, a empresas. Embora se fale muito nessa volta da distribuição dos valores, o Banco Central não divulgou nenhuma data para que isso aconteça.
Mesmo não anunciando uma data, o Banco Central disse que está incluindo novos valores em seu banco de dados, além de estar atualizando a plataforma. Essa é uma informação positiva, porque demonstra a pretensão da volta do programa.
É preciso tomar cuidado, no entanto, no golpe do dinheiro esquecido. No mês passado, a Polícia Federal alertou sobre o aumento dos casos de pessoas que caíram nesse tipo de golpe.
O golpe funciona por meio de links enviados em para o WhatsApp, dizendo que precisa preencher apenas um formulário para receber o Pix com o valor disponível. Com essas informações em mãos, eles conseguem abrir contas e fazer compras no nome das vítimas.
Para evitar esse tipo de transtorno, nunca clique em links que prometem lhe enviar o dinheiro com tamanha facilidade. O dinheiro esquecido só pode ser transferido pela plataforma própria, que até então está impossibilitada.
O Banco Central não envia mensagens ou e-mail solicitando esse tipo de dados. Inclusive, sempre desconfie de links recebidos pelas redes sociais, seja de qual empresa ele diz ser ou de quem eventualmente tenha enviado, pois o celular de pessoas confiáveis podem ser hackeados, e até a pessoa conseguir avisar seus contatos pode ser tarde.
Se você tem maiores curiosidades sobre o dinheiro esquecido, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Tecnologia20 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Como gastar menos em comida e ainda comer melhor todos os dias