Automobilística
Contran: prazos para a primeira habilitação serão prolongados
Decisão do Contran publicada na última sexta-feira permite que o prazo para a primeira habilitação seja prolongado em mais um ano.
Nova decisão do Conselho Nacional de Trânsito(Contran) permite que o prazo para a primeira habilitação seja prolongado em mais um ano, e essa medida vem sendo tomada desde 2020.
Em decisão publicada na última sexta-feira (11), o Contran acrescentou mais um ano no prazo dos candidatos que estão com processo para a primeira carteira de motorista. O candidato com o processo válido até o dia 31 de dezembro de 2022 terá a possibilidade de concluí-lo somente em 2023 para alcançar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Então, se o seu processo está quase chegando ao prazo final, saiba que essa nova prorrogação também será válida para você!
Por conta da pandemia, desde os primeiros meses de 2020, as autoescolas foram afetadas pelo afastamento social e muitos candidatos a diferentes habilitações foram atingidos, por isso os prazos estão sendo prorrogados desde o começo da covid-19 no Brasil. Estamos indo para o terceiro ano consecutivo de provas adiadas pelo processo da CNH.
A nova prorrogação do Contran é uma tentativa para reduzir a grande demanda que os órgãos têm recebido nos últimos meses deste ano, causada pelos mesmos processos que estão sendo adiados desde 2020. Essa nova medida será válida para os processos que ainda serão abertos até o dia 31 de dezembro deste ano e também será válida para os candidatos que estavam com o prazo prorrogado até o fim de 2022.
Ou seja, todas essas pessoas, desde as que tinham processos para vencer até as que ainda vão entrar no processo, terão o prazo limite prorrogado até 31 de dezembro de 2023.
A nova tentativa foi uma resposta aos órgãos estaduais que solicitaram a prorrogação dos prazos por conta das dificuldades que encontraram para marcar as provas práticas dos candidatos. Desde o cenário pandêmico os órgãos não retomaram 100% dos atendimentos normais, justamente pelo acúmulo considerável dos processos que estavam para concluir.
Além dessa prorrogação, foi prolongado por cerca de três anos, contando desde o dia 3 de novembro de 2020, o prazo para que os Centro de Formação de Condutores (CFCs) utilizem os veículos de aprendizagem.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística24 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia13 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”