MEI
Contribuição do MEI ao INSS: Conheça os benefícios que esperam por você
No Brasil, se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) oferece uma série de vantagens para os empreendedores, sendo que uma delas está diretamente relacionada à contribuição com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do pagamento correto das guias do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS).
Ao contribuir regularmente com o INSS, os MEIs têm acesso a uma série de benefícios previdenciários que, de outra forma, só estariam disponíveis aos trabalhadores formais sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, quem trabalha com carteira assinada.
Um dos principais benefícios é a garantia de uma renda no futuro, por meio da aposentadoria. Ao pagar as guias DAS, o MEI acumula tempo de contribuição para a Previdência Social, o que será devidamente levado em conta no cálculo do valor do benefício de aposentadoria no futuro.
Além da aposentadoria, o MEI também tem direito a outros benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Essas coberturas previdenciárias garantem uma segurança financeira em momentos de imprevistos ou dificuldades, possibilitando a continuidade das atividades empreendedoras.
Outro benefício importante, talvez o mais importante, é a possibilidade de contar o tempo de contribuição como MEI para fins de aposentadoria por tempo de serviço ou idade. Isso significa que, caso o empreendedor exerça outras atividades profissionais no futuro, o tempo de contribuição como MEI será considerado, aumentando o tempo e o valor.
Além dos benefícios previdenciários, o pagamento correto das guias DAS também proporciona ao MEI a regularização de sua situação fiscal. Isso evita problemas com a Receita Federal e possibilita a obtenção de empréstimos e financiamentos, além de conferir mais credibilidade ao empreendimento.
Resumidamente, contribuir corretamente com o INSS por meio do pagamento das guias DAS traz diversos benefícios para os Microempreendedores Individuais. Além da segurança financeira na aposentadoria, os MEIs têm acesso a outros benefícios previdenciários, aumentando a credibilidade e possibilidade de crescimento do negócio.

-
Saúde1 dia atrás
Banana à noite faz mal?
-
Empresas10 horas atrás
Grande rede de supermercados encerra atividades após 40 anos e faz demissão em massa
-
Economia8 horas atrás
10 países com o PIOR salário mínimo do mundo; 1º lugar paga R$ 77,21 por mês
-
Finanças2 dias atrás
O que acontece com dívidas de empréstimos após a morte do titular?
-
Automobilística2 dias atrás
Isenção do IPVA para idosos: como funciona e quem tem direito?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
10 franquias baratas para trabalhar de casa com investimento a partir de R$ 4.990
-
Finanças7 horas atrás
Afinal, quanto custa morar sozinho no Brasil?
-
Finanças1 dia atrás
Quantas milhas são necessárias para viajar? Veja como planejar e economizar