Economia
Controle de gastos com pessoal é ainda mais importante agora, diz secretário do Tesouro Nacional
Cenário de incertezas pós-crise reforça necessidade de controle com despesas de pessoal por Estados e municípios.
O controle dos gastos com pessoal por Estados e municípios tornou-se ainda mais relevante na situação atual de incertezas à frente, diz o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.
Em videoconferência promovida pelo Tesouro, o secretário afirmou: “Esse é um debate que a gente já trouxe desde o ano passado, quando teve o debate da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial e do Pacto Federativo, e que é muito importante a gente voltar a retomar. Ou seja, a gente precisa se preparar para esse pós-crise e a gente já vê o reflexo disso nas finanças dos Estados”.
Na manha desta segunda-feira, a Secretaria do Tesouro Nacional divulgou um boletim com a lista dos nove estados ultrapassaram o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para gastos com pessoal em 2019.
Para a subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais, Pricilla Santana, as PECs Emergencial e do Pacto Federativo criam instrumentos para um “direcionamento mais estratégico” quanto a despesas de pessoal nessas esferas.
Bruno Funchal também falou sobre a receita tributária advinda do ICMS no mês de julho, que foi praticamente igual ao registrado do mesmo período do ano passado. “Então, o grande período, que é maio e junho, de perda de arrecadação, já voltou e está, praticamente, no zero a zero”, disse.
Para o secretário, a informação traz uma “perspectiva positiva” em relação à recuperação das finanças dos Estados neste segundo semestre de 2020.
Considerando somente o ICMS, principal tributo para os Estados, o recuo acumulado foi de 3,8%, total de 9,3 bilhões de reais. No Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, o Tesouro apontou que a receita de ICMS em junho dá indicativos de recuperação, logo após o baque sofrido em maio.
-
Cotidiano1 dia atrás
Mais sujam do que limpam? Os 4 PIORES hábitos de faxina que alguém pode ter
-
Criptomoedas1 dia atrás
Cuidado com Bitcoin: Bill Gates alerta quem tem menos dinheiro que Elon Musk
-
MEI1 dia atrás
Em breve, 21 profissões vão PERDER o direito de ser MEI
-
Finanças13 horas atrás
Moeda de R$ 1 com erro raro pode valer fortuna! Confira valores
-
Agronegócio1 dia atrás
É verdade que cultivar samambaia dá azar? Entenda essa história
-
Finanças2 dias atrás
Relíquia numismática: valor atual da nota de R$ 10 de plástico surpreende
-
Finanças2 dias atrás
Quanto custa uma viagem para Dubai? Descubra o valor, dicas e mais!
-
Investimentos2 dias atrás
Aprenda com Luiz Barsi: 6 lições para investidores de sucesso