Investimentos
Cor da porta e outros aspectos que facilitam (ou não) a venda de um imóvel
Transforme seu imóvel em um atrativo irresistível com as técnicas certas para melhorar o visual dele.
No competitivo mercado imobiliário, muitos fatores podem acelerar a venda de uma propriedade. Segundo o especialista Terry Fischer, a cor da porta de entrada pode ser determinante nesse processo.
Fischer, que trabalha na plataforma imobiliária We Buy Any Home dos EUA, acredita que uma porta azul-marinho é capaz de atrair mais interessados.
Em entrevista ao NY Post, Fischer destacou a versatilidade e sofisticação do azul-marinho, cor que traz uma sensação de estabilidade e confiança, elementos cruciais para causar uma boa primeira impressão.
Por isso, ele afirma que as propriedades com portas dessa cor se vendem mais rapidamente.
Tom de cor da porta pode impactar compradores interessados no imóvel – Imagem: reprodução/Christian Koch/Unsplash
A psicologia das cores na decisão de compra
Estudos apontam que os tons de cor exercem influência psicológica significativa sobre os consumidores. A psicóloga Ingrid Fetell Lee explorou esses efeitos em sua obra ‘As Formas da Alegria’, na qual destaca que as cores mais claras em paredes e móveis proporcionam um ambiente de harmonia e paz.
Em consonância com os estudos de Eva Heller, cores claras estimulam a criatividade e a imaginação; isso ocorre porque transmitem amplitude, possibilitando que o cérebro complete espaços vazios com memórias pessoais. Já tons mais escuros conseguem criar um ambiente mais pesado e menos convidativo.
Home staging: aprimorando a apresentação do imóvel
O conceito de home staging, que também usa a cor do imóvel para estimular a venda, surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e busca tornar imóveis mais atraentes para compradores e locatários em potencial.
Essa estratégia visa não apenas acelerar a venda, mas também maximizar o valor de mercado da propriedade. Isso é comparável à apresentação de um produto perfeito, como um sanduíche muito saboroso em uma foto.
Segundo a National Association of Realtors (NARS), o home staging é capaz de acelerar a venda em até 50%; veja algumas medidas dessa prática de venda:
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Organizar e despersonalizar a casa;
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Remover objetos pessoais e bugigangas dos cômodos;
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Fazer uma limpeza profunda;
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Apostar em cores neutras nas paredes;
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Dispor os móveis de modo planejado para maximizar a funcionalidade e o espaço disponível;
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Adotar a luz natural como um poderoso aliado na criação de ambientes mais convidativos.
Profissionais de home staging no Brasil
Por aqui, já existem especialistas nesse tipo de marketing imobiliário, que costumam cobrar por metro quadrado para transformar o ambiente em um espaço atraente e convidativo.
As parcerias com esses profissionais podem ser uma excelente estratégia para quem deseja vender propriedades rapidamente.
A aplicação do home staging assegura uma apresentação atraente do imóvel, independentemente de estar habitado ou vazio.
Com essa técnica, é possível garantir uma experiência de visitação mais positiva, ao aumentar as chances de venda. Por isso, considerar a cor ideal para o imóvel e outras técnicas para melhorar o ambiente pode fazer toda a diferença.
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