Economia
Correção monetária do FGTS pode ultrapassar R$ 1 bilhão
É possível calcular o valor da revisão de forma manual, pela internet. A partir daí, trabalhador decide se entra ou não com ação na Justiça.
O Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar a qualquer momento a matéria que trata da inconstitucionalidade da Taxa Referencial (TR) como forma de correção monetária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Leia mais: Auxílio Emergencial: Quando serão retomados os saques do benefício?
Na prática, isso significa que milhões de trabalhadores que receberam depósitos em contas vinculadas ao fundo desde 1999 até os dias atuais terão direito à diferença do valor revisado caso um novo índice entre em vigor.
De antemão, a ADI 5090, responsável por tratar da inconstitucionalidade da TR como índice de correção monetária sobre o FGTS, já calcula um montante superior a R$ 1 bilhão para o pagamento de recebíveis. Isso representa o pedido de revisão de mais de 100 mil pessoas.
É possível calcular o valor da revisão de forma manual, pela internet. A partir daí, o trabalhador decide se entra ou não com ação na Justiça.
“Qualquer pessoa hoje pode pleitear na justiça esse direito e, se antes havia o temor de ter gastos com honorários advocatícios para entrar com uma ação, hoje, o cenário é completamente diferente. Ou seja, milhões de trabalhadores agora podem, por meio do ‘LOIT FGTS” saber o valor da sua revisão e decidir se entra ou não com o pedido na justiça antes do julgamento assegurar seus direitos”, esclarece Itamar Barros Ciochetti, advogado e Head de Conteúdo Jurídico da Tikal Tech.
O cálculo automático do FGTS pode ser feito por meio do “LOIT FGTS”, que nada mais é do que um serviço gratuito que funciona como uma calculadora da revisão. Interessados podem acessá-la por meio do link.

-
Mercado de Trabalho11 horas atrás
Quer morar nos EUA? Estas 6 profissões facilitam seu acesso ao Green Card
-
Investimentos1 dia atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Finanças18 horas atrás
Por que meu score de crédito não para de cair? Veja os principais erros
-
Economia2 dias atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Economia2 dias atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Finanças8 horas atrás
5 estratégias financeiras silenciosas que estão levando a classe média à riqueza
-
Agronegócio2 dias atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas
-
Investimentos9 horas atrás
Qual corretora é a melhor: XP Investimentos ou BTG Pactual?