Conecte-se conosco

Economia

Copom eleva Selic para 5,25% a partir desta quarta-feira, 4

Trata-se da quarta alta consecutiva da taxa básica de juros, responsável por equilibrar a inflação e estimular o crescimento econômico.

Publicado

em

Tesouro Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) subiu nesta quarta-feira, 4, a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto. A partir de agora, o percentual de um dos principais indicadores da economia passa a valer 5,25% ao ano (antes 4,25%).

Leia mais: Por que o acesso ao crédito é mais difícil para algumas pessoas?

Apesar de se tratar da quarta alta consecutiva, analistas do mercado financeiro já esperavam esse reajuste. Basta analisar as atualizações da Selic desde o começo de 2021. Em janeiro ela estava em 2% ao ano, em março 2,75% ao ano, no mês de maio 3,5% ao ano e na última atualização, em junho, 4,25% ao ano.

O BC utiliza os juros como ferramenta de controle da inflação ou em tentativas de estimular o crescimento da economia. No geral, quando os índices inflacionários estão altos, o BC aumenta os juros para frear o consumo e fazer com que os preços caiam. A mesma regra se aplica do lado contrário. Quando a inflação está baixa, o BC reduz os juros para estimular o consumo pelos brasileiros.

É importante destacar que a taxa básica de juros serve de base para outras taxas de juros, como as aplicadas em financiamentos, mas também para remunerar investimentos corrigidos por ela. Apesar disso, ela não equivale precisamente aos juros cobrados dos consumidores, que costumam ser mais elevados.

O Copom se reúne a cada 45 dias para avaliar as perspectivas de evolução e mudanças na economia brasileira e mundial, assim como analisar o comportamento do mercado financeiro. Estima-se que até dezembro, a Selic chegue ao patamar de 7% ao ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS