Saúde
Coruja noturna? Descubra por que sua vida pode ser mais curta (e não é por causa do sono)
Tradicionalmente, dormir tarde com frequência não é visto como um sinal de estilo de vida saudável, exceto naqueles casos em que a pessoa é forçada a ter uma rotina diferente por motivos de trabalho, como seguranças, controladores de acesso, artistas e afins.
Inclusive, um estudo recente reforçou a teoria de que um estilo de vida vespertino pode ser realmente prejudicial. O motivo, ao contrário do que se imaginava, não está relacionado com o sono em si, mas sim com outros fatores que acabam refletindo nessa preferência por ir se deitar mais tarde.
A pesquisa
Foi realizado um estudo na Finlândia, com duração de quase 4 décadas, em que ficou demonstrado que os participantes que tendem a permanecer acordados até mais tarde têm mais risco de óbito em uma idade mais jovem, quando comparados com as pessoas que vão se deitar mais cedo.
O motivo para isso, ou melhor, os motivos, surpreendem: consumo de álcool e tabaco. O estudo foi realizado com aproximadamente 23 mil gêmeos adultos finlandeses, sendo que 43% deles se consideram “noturnos”, ou seja, com preferências de ficar acordado até mais tarde, ao invés de ir se deitar cedo.
Esse estilo de vida, que pode ser chamado de vespertino ou notívago, demonstraram maior risco de morte precoce e uma tendência a ter hábitos mais perigosos. No entanto, se você prefere ficar acordado até tarde da noite, saiba que não foi apontada uma relação entre o cronotipo e a mortalidade.
O cronotipo é a predisposição que cada um tem de sentir picos de cansaço e energia em um ciclo de 24 horas (um dia). Assim, o que foi apontado na pesquisa é que pessoas “noturnas” costumam consumir mais álcool e tabaco.
É claro que optar por dormir mais tarde não significa, necessariamente, que a pessoa tem maus hábitos de sono, mas o comum é que os dois sejam relacionados de alguma forma. Inclusive, o sono prejudicado também anda de mãos dadas com vícios — em nicotina ou álcool, para citar alguns exemplos.
Ao final pesquisa, realizada entre 1981 e 2018, foi analisado que 8.728 participantes haviam falecido, bem como que a chance de óbito por qualquer motivo era 9% maior nas pessoas que se consideravam notívagas do que nas que adotavam hábitos matinais.
Mas dormir tarde não é motivo para pânico, pelo menos não até o momento, já que os fumantes e participantes que não bebiam exageradamente não apresentaram mais chances de morrer do que os demais. É claro que mais estudos são necessários para uma resposta em definitivo sobre o assunto.
Como dormir bem
Se você ficou preocupado com a qualidade de seu sono, abaixo vamos te dar algumas dicas para dormir melhor e ter um dia a dia muito mais saudável e com mais energia para suas atividades. Confira:
- estabelecer uma rotina regular de horários para dormir e acordar;
- evitar o uso de eletrônicos, como celular, televisão ou computador, pelo menos uma hora antes de deitar;
- criar um ambiente confortável e escuro no quarto;
- evitar o consumo de cafeína, nicotina ou álcool à noite, ou, pelo menos, duas horas antes de dormir;
- praticar atividades físicas durante o dia, mas não perto da hora de dormir;
- fazer atividades relaxantes antes de dormir, como meditar, ler ou ouvir música suave;
- caso tenha dificuldades para pegar no sono, não fique na cama. Em vez disso, levante-se e faça algo relaxante até sentir sono novamente.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política18 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Mundo12 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem