Conecte-se conosco

Economia

Cosan (CSAN3): JV Mineração começa operar em 2025

Estreia terá produção inicial de 10 milhões de toneladas de minério de ferro

Publicado

em

Credito: Investimentos e Notícias

Marcando firme sua estreia na área de mineração, o grupo Cosan (CSAN3) anunciou, hoje (25), que a JV Mineração, já começará a operar, a partir de 2025, com produção inicial de 10 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Agência avalia bem – Bem avaliada pela agência de avaliação de risco Fitch Ratings, para quem a iniciativa da Cosan contribui para a diversificação dos negócios da companhia no longo prazo ou uma forma de hedge, no jargão do mercado de capitais. A nota positiva da instituição – assinada pelos analistas Claudio Miori e Gustavo Mueller – destaca que o grupo também já atua em negócios nos setores de ferrovias, sucroalcooleiro, combustíveis e em gás natural.

Projetos no PA – A princípio, a nova mineradora se dedicará a três projetos minerais, todos no Pará. O primeiro, próximo à Parauapebas (PA) – na região de Carajás, a exploração do Porto São Luís e de um terminal portuário, avaliado em R$ 720 milhões, cujo acordo ainda precisa ser confirmado com a controladora chinesa CCCC (China Communications Construction), que detém 51% da área. Os 49% restantes pertenciam à WPR, empresa de infraestrutura do grupo WTorre, e à Lyon Capital, fundada por Paulo Remy.

Torcida – Quanto à ratificação do acordo no porto, a Cosan manifestou confiança num desfecho positivo, no sentido de que o projeto também contemple terminais para escoamento do minério de ferro nacional pelo porto.

Envergadura financeira – Considerado pioneiro entre os planos de investimento da Cosan, o projeto do Porto de São Luís demandou a formação de uma divisão própria de investimentos, de modo a conferir a envergadura financeira necessária para a empreitada. Ao mesmo tempo, o objetivo da iniciativa é conferir maior flexibilidade e agilidade, no que toca à atração de novos sócios, assim como de investimentos.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS