Conecte-se conosco

Agronegócio

Cosmos: conheça essa espécie de planta e saiba como cultivar em casa

De fácil cultivo e tons marcantes, essa flor promete dar singelo charme ao seu jardim. Veja o passo a passo de como plantá-la.

Publicado

em

Cosmos bipinnatus, conhecida popularmente como beijo-de-moça, cosméa, cosmo, cosmos-de-jardim ou ainda, picão-rosa, é uma planta herbácea, anual, de flores vistosas e fácil de cultivar. Além disso, apresenta porte arbustivo e sua folhagem tem um aspecto plumoso. A inflorescência pode conter numerosas flores diminutas, com pétalas róseas, brancas, vermelhas ou roxas, em cores lisas ou em degrades. 

No jardim, o cosmos é ideal para a formação de densos maciços e bordaduras, que conferem um ar campestre à paisagem. Trata-se de uma planta muito rústica e por este motivo é ideal para solos pobres e jardineiros iniciantes. Também fica linda em vasos, sendo mais fácil, desse modo, controlar seu crescimento, já que a planta pode escapar ao cultivo e tornar-se invasora em alguns casos. Sua propagação e plantio é relativamente fácil, bastando, para isso, se atentar aos cuidados básicos do cultivo tradicional. Sendo assim, acompanhe as principais dicas!

Dicas de cultivo

Clima

Aprecia o calor, mas tolera o frio moderado, podendo ser cultivada em clima tropical ou subtropical o ano todo. Em países de clima temperado, deve ser plantada após a última geada ou em estufas, na primavera.

Propagação

Multiplica-se por sementes, que germinam em 8 a 14 dias.

Substrato

É pouco exigente com relação a substrato, podendo ser cultivada em solos pobres a moderadamente férteis, havendo necessidade que sejam bem drenáveis. 

Irrigação

As regas devem ser regulares, sem necessidade de encharcar o solo, apenas manter levemente úmido.

Fertilização

Fertilizações com farinha de ossos, cinzas e outros adubos relativamente pobres em nitrogênio podem ser utilizados.

Floração

A planta floresce com mais abundância se receber pouca ou nenhuma adubação nitrogenada. 

Podas

Como se alastra com facilidade, é recomendável fazer podas regulares para conter o crescimento da planta. Depois de um ano após o plantio, a planta pode perder força e vigor, sendo ideal fazer o replantio. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS