Conecte-se conosco

Fundos Imobiliários - FII's

Cotas de fundos imobiliários poderão ser alugadas a partir deste mês

B3 autoriza empréstimos de cotas de FIIs e FIPs. Lista de elegíveis deve ser divulgada em breve.

Publicado

em

Fundos Imobiliários - FIIs

A partir deste mês, a B3 passa a abranger uma antiga demanda dos pertencentes ao mercado de fundos imobiliários, disponibilizando transações de empréstimo de cotas de FIIs e de Fundos de Investimento em Participações (FIPs). A medida deve entrar em vigor no dia 9. 

O empréstimo dos ativos é uma modalidade usada por quem almeja operar “vendido” (popular short no mercado financeiro) e obter lucro com a redução de certo papel. Na execução, esse é um método já empregue pela maioria dos possuidores de ações, com o intuito de ter rentabilidade superior por meio dos papéis detidos.

A operação contempla dois lados. Em uma perspectiva está o tomador, que se atribui do empréstimo por certo período para poder vender o ativo, recomprá-lo depois por um custo inferior no mercado e devolver ao doador, tendo lucro com a diferença. Do outro lado, está o doador, em grande parte com maior foco no longo prazo, que oferece o ativo para o aluguel em troca do ganho.

Segundo fontes próximas da temática, não serão todos os FIIs disponibilizados para empréstimo em primeira instância. A princípio, haverá um filtro de liquidez e de quantidade de cotistas para a seleção dos fundos. A B3 informou que em breve divulgará a lista dos elegíveis.

“Esperamos com a entrega deste projeto desenvolver o mercado de empréstimo na B3, através da inclusão de novos produtos, e proporcionar também o desenvolvimento do mercado de fundos imobiliários, uma vez que o empréstimo é uma ferramenta que pode ajudar na melhor formação de preço do ativo e na atuação dos formadores de mercado”, disse a bolsa de valores brasileira, por meio de nota.

Continue lendo
Publicidade
Comentários