Conecte-se conosco

Economia

Cotas do PIS/Pasep: Veja quem tem direito e como receber

Saque retroativo do benefício está disponível para cerca de 10 milhões de brasileiros. Herdeiros de cotistas falecidos também podem sacar.

Publicado

em

PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal informou que aproximadamente R$ 23 bilhões referentes às cotas do PIS/Pasep seguem parados aguardando saque pelos trabalhadores de direito. Estima-se que 10 milhões de brasileiros estão aptos a resgatar uma fatia desse montante.

Leia mais: Sou MEI e fui demitido, tenho direito ao seguro desemprego?

O saque de quantias atrasadas do PIS/Pasep é válido para quem trabalhou com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988, mas não realizou a retirada dos recursos na ocasião. Isso vale tanto para quem exerceu atividade em empresa privada como em órgãos da esfera pública (municipal, estadual e federal).

Sendo assim, caso o cotista não tenha retirado nenhum valor, é possível então realizar o saque retroativo do benefício. Além disso, mesmo aqueles que já tenham realizado o saque em algum momento ainda podem ter algum dinheiro a receber em razão da incidência de juros aplicados sobre o saldo acumulado.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep

Em se tratando de quem não é correntista da Caixa, o valor pode ser resgatado por meio do Cartão Cidadão e senha. O saque está habilitado em agências, casas lotéricas ou em correspondentes Caixa Aqui. Herdeiros de cotistas falecidos também têm direito ao saque. Já quem é correntista, o dinheiro caiu na conta vinculada.

Mas atenção: as opções valem apenas para quem vai sacar até R$ 3 mil. Valores acima deverão ser sacados diretamente no guichê. O prazo para retirada vai até o dia 1º de junho de 2025. Quem não resgatar até esse prazo, o dinheiro então retornará para os cofres públicos de forma definitiva.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS