Conecte-se conosco

Agronegócio

Couve: uma das verduras mais versáteis que você pode plantar em casa!

A couve é uma verdura incrivelmente versátil, podendo ser utilizada nos mais variados pratos; saiba como plantar em casa!

Publicado

em

A couve é uma hortaliça muito nutritiva, além de ser extremamente versátil, podendo ser utilizada em saladas, sopas, refogados, sucos e até mesmo lanchinhos, como quando é assada em pedaços com temperos variados.

É rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, ajudando o sistema imunológico e prevenindo doenças. Por ser um alimento incrível, deve ser bem complicado de cultivar, certo?

Errado! A couve é fácil de plantar e cuidar, podendo ser cultivada em vasos, canteiros ou hortas. Continue lendo para saber como ter folhas frescas em casa durante o ano inteiro.

Como plantar couve em casa

Você pode usar sementes ou mudas — se não souber como fazer uma muda, a gente também te ensina, basta clicar aqui. Se optar pelas sementes, coloque de duas a três delas em uma profundidade de cerca de 1 cm, cobrindo com terra. Mantenha a terra úmida, e dentro de 7 dias elas devem brotar.

A terra deve ter bastante matéria orgânica e nitrogênio disponível, além de ser preciso que o vaso escolhido tenha furinhos ou sistema próprio de drenagem. Após o pé ter de 4 a 6 folhas, basta seguir para o próximo passo.

Escolha as melhores mudas e transfira-as para o local definitivo. Caso já estejam no local desejado, garanta que não exista competição entre duas mudas no mesmo local, removendo ou mudando uma delas de lugar caso seja necessário.

A couve não é muito fã de calor, então, caso você viva em uma região muito quente, opte por realizar o plantio durante o outono/inverno. Caso não queira esperar a estação, escolha um local mais sombreado e cultive durante todo o ano.

Apesar de não gostar muito de calor, a planta precisa de, pelos menos, 6 horas de incidência de luz diária, evitando ao máximo temperaturas muito elevadas, que podem prejudicar as folhas. O ideal é um local que equilibre a luz e a sombra.

Para regar, basta seguir a regra de ouro, evitando que o solo fique seco, mas nunca o deixando encharcado. Já para colher, aguarde até que ela tenha no mínimo 20 cm de altura. Uma dica é retirar apenas as folhas externas, assim as folhas menores continuam crescendo até a próxima colheita.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS