Economia
CPF com restrição: Saiba como resolver esse problema
CPF negativado pode gerar muita dor de cabeça, mas é possível negociar as dívidas e limpar o nome. No site do Serasa você pode consultar os valores devidos e fazer a negociação para resolver o problema.
Muitos são os motivos que levam o brasileiro a se endividar, seja por excesso de gastos ou por perder o poder de compra. No final de ano, fica ainda mais complicado com os famosos gastos extras. Com isso, pode ocorrer a temida restrição no CPF, deixando o “nome sujo”.
Essa restrição acontece quando o seu nome passa a fazer parte de uma lista de inadimplentes, como o Serasa, apontando que no seu CPF consta algum tipo de dívida não paga. Segundo dados da Serasa Experian, atualmente, cerca de 29% da população brasileira está com o nome negativado.
O maior problema de estar com o nome sujo é a dificuldade em conseguir novos créditos, seja em instituições financeiras ou mesmo no comércio para realizar novas compras.
Mas a boa notícia é que existe solução para esse caso.
Como limpar o nome?
Para resolver o problema, o primeiro passo é consultar o seu Serasa. Acesse o site da instituição (https://www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/) ou baixe o aplicativo em seu celular.
Em qualquer uma dessas opções, você poderá se cadastrar e verificar o valor exato das suas dívidas, bem como a origem delas. Depois de consultar as dívidas, você pode procurar o estabelecimento em que a dívida foi feita ou ainda utilizar a própria plataforma da Serasa.
O site do Serasa Limpa Nome (https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online) é uma excelente alternativa para resolver problemas de restrição de CPF.
Nele, é possível negociar suas dívidas. Escolha a que melhor cabe no seu bolso. Só é preciso analisar com bastante atenção para ter certeza de que conseguirá arcar com as parcelas negociadas, pois quebrar essa negociação pode gerar ainda mais dor de cabeça.
Análise feita, negociação finalizada, é só imprimir o boleto e pagar tudo o que foi acordado. Ponto, seu nome estará limpo novamente para que você volte a ter crédito na praça.

-
Economia15 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia24 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Agronegócio13 horas atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Finanças2 dias atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças1 dia atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Economia19 horas atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?