Economia
CPF irregular? Aprenda a atualizar o documento na Receita Federal
Procedimento pode ser realizado de forma simples pela internet, sem que o cidadão tenha que ir até uma unidade da Receita Federal.
O cidadão que se depara com a mensagem de CPF irregular ou “pendente de regularização” certamente deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Leia mais: Procon-SP quer limitar em R$ 500 transação no Pix
Para evitar empecilhos em diversas áreas da vida pessoal ou profissional, nada mais importante do que atualizar o documento junto à Receita Federal (RF). E isso pode ser realizado de forma simples pela internet. Confira a seguir o passo a passo do procedimento.
Como atualizar o CPF irregular?
O primeiro passo é verificar qual a situação do CPF utilizando o site da Receita Federal ou o aplicativo CPF Digital, disponível para sistemas operacionais Android e iOS.
No entanto, caso o cidadão tenha certeza de não ter entregue alguma declaração do IR, certamente o status do documento constará como “pendente de regularização”.
Se este for o cenário, o contribuinte deve consultar o portal e-CAC para saber qual dos Ajustes Anuais não foi enviado. No entanto, antes disso, o cidadão deve obter um código de acesso ou se cadastrar no portal Gov.Br.
A partir daí, o envio da declaração pode ser realizado pelo próprio portal e-CAC ou pelo app Meu Imposto de Renda. Assim que a declaração for processada, o CPF ficará regularizado.
CPF suspenso
Quando o cadastro do cidadão apresenta informações incorretas ou incompletas, o CPF dele fica suspenso. A correção deste problema exige o preenchimento de um formulário eletrônico disponível também no site da Receita Federal, ao clicar na opção “Meu CPF” e, em seguida, “Alterar CPF”.
Na página do serviço, basta o cidadão clicar em “Regularizar CPF”. Após o envio das informações, o cadastro será corrigido.
Em contrapartida, há situações em que o indivíduo deve comparecer presencialmente em uma unidade da RF, na apresentação de documentos de identificação. Normalmente, isso acontece quando o CPF é cancelado em razão de duplicidade do documento ou devido decisão judicial.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025