Conecte-se conosco

Artigos

CPF na nota: medida não tem relação com o Score do SPC Serasa

É um erro comum achar que o uso de CPF na nota pode aumentar a pontuação do Serasa. Entenda para que serve a função. Saiba mais.

CPF na NOTA

Você já recebeu a pergunta se queria colocar o CPF na nota na hora de um pagamento? Muita gente recusa ou aceita sem saber o motivo.

Com o desconhecimento, surge o boato de que utilizando o CPF na nota, há o aumento do seu score calculado pelo Serasa.

No entanto, embora o Serasa esteja atento ao seu histórico de bom pagador, não é através dessa medida que o cálculo é feito.

Mas então, para que serve o CPF na nota? Leia mais para descobrir a função da medida e também sobre como aumentar o seu score.

Para que serve o CPF na nota?

Para afastar de vez a relação entre o CPF na nota e o Score Serasa, vamos definir assim: o CPF na nota é uma medida estadual de controle.

Com isso, conseguimos entender que o intuito é assegurar o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e combater sonegação fiscal.

A ausência do CPF na nota pode dificultar o trabalho de auditores ficais e facilita a sonegação de impostos por parte de estabelecimentos comerciais.

Logo, a Receita Federal vem sempre incentivando tanto os comerciantes e consumidores a aderir a prática que já é medida de benefício ao consumidor em vários estados.

Ademais, vale sempre lembrar que com o CPF na nota, o cidadão participa com a sociedade dentro do âmbito fiscal e tributário.

A sociedade agradece!

Como aumentar o meu Score Serasa?

Porém, se o seu intuito é realmente aumentar o Score no Serasa e assim conseguir mais vantagens enquanto consumidor, fique atento aos critérios do cálculo.

Com o intuito de analisar a possibilidade de crédito para os consumidores brasileiros, o Serasa formula o cálculo de Score a partir das seguintes informações:

  • Cadastro Positivo (histórico de bom pagador);
  • Negativações (dívidas pagas e ativas);
  • Consultas (você tem estado atento ao seu score?);
  • Crédito;
  • Pagamentos.

Algumas medidas importantes, sobretudo para os negativados, é a pontualidade no pagamento de contas e a quitação de dívidas, ou seja, “limpar o nome”.

(Leia “Serasa: Pague uma dívida com desconto e receba até R$ 50” clicando aqui).

Então fique atento ao prazo de suas contas, se possível coloque em débito automático, e consulte a possibilidade de negociação de dívidas atrasadas.

Quer saber mais sobre finanças pessoais? Confira o conteúdo do Capitalist e se informe. Clique aqui!

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS