Economia
CPF negativado? Saiba como consultar e renegociar suas dívidas facilmente
Com essas dicas, você pode não só checar sua situação financeira mas também encontrar maneiras de se organizar e limpar seu nome.
Estar com o “nome sujo” é uma situação que ninguém deseja enfrentar, mas que acontece com muitas pessoas. Isso significa ter dívidas não pagas e pode ocorrer por diversos motivos, como perder o emprego, enfrentar problemas de saúde ou simplesmente passar por um aperto financeiro inesperado.
Quando isso acontece, surgem vários problemas, como a dificuldade para conseguir crédito, financiamentos ou empréstimos, além de receber muitas ligações de cobrança. E o pior: seu nome pode acabar nos registros de órgãos como a Serasa, o que só complica ainda mais a situação.
Como verificar sua situação no Serasa
A boa notícia é que dá para checar a situação do seu CPF de graça pelo site ou app da Serasa. Lá, você vai encontrar informações sobre qualquer dívida que esteja no seu nome, seu score de crédito e outras coisas importantes para ajudar a organizar suas finanças.
Mas não se esqueça do SPC Brasil. Por meio do site ou do app SPC Consumidor, você também pode conferir sua situação financeira, obtendo desde informações básicas até relatórios mais detalhados sobre seu CPF.
Renegociando dívidas
Agora, se você descobrir que está mesmo devendo, é hora de pensar em renegociar essas dívidas. Tanto o Serasa quanto o SPC facilitam esse processo em seus sites. No Serasa Limpa Nome, por exemplo, você pode negociar suas dívidas de um jeito simples e direto, sem pagar nada a mais por isso.
Passos para renegociar no Serasa Limpa Nome:
- Acesso à plataforma: entre no Serasa Limpa Nome pela internet ou app e coloque seu CPF. Se for sua primeira vez, vai precisar fazer um cadastro.
- Consulta de dívidas: veja quais dívidas aparecem lá e quais são as opções para negociar.
- Escolhendo como pagar: veja o que cabe no seu bolso, considerando os descontos e como você pode parcelar.
- Pagando o boleto: depois de escolher o melhor jeito de pagar, é só gerar o boleto e pagar. Lembre-se de pagar direto para quem você deve.
- Cuidado com golpes: só negocie em lugares seguros e confiáveis para não cair em golpes. Verifique sempre se o site é seguro antes de passar suas informações.
Quando o nome fica limpo de novo?
Depois que você pagar a dívida ou a primeira parcela do acordo, seu nome deve sair dos registros de inadimplentes em até cinco dias úteis, contanto que não tenha outras dívidas pendentes. O tempo para limpar seu nome pode variar um pouco, dependendo de como você paga.
Saber que é possível resolver e até evitar problemas de dívida é um alívio. Com essas dicas, você pode não só checar sua situação financeira, mas também encontrar maneiras de se organizar e limpar seu nome.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção