Empresas
CPI da Braskem ouve vítimas da tragédia
Companhia é uma petroquímica.
Na terça-feira (9), a CPI da Braskem (BRKM5) receberá representantes de duas associações de vítimas do desastre ambiental que resultou no afundamento do solo em 15 bairros de Maceió (AL) e afetou mais de 200 mil pessoas. Além disso, a comissão ouvirá o ex-procurador-geral de Alagoas, Francisco Malaquias de Almeida Júnior, que ocupou o cargo até 2022. A reunião está agendada para as 9h.
Os primeiros depoentes serão Alexandre Sampaio, presidente da Associação dos Empreendedores e Vítimas da Mineração em Maceió, e Cássio de Araújo Silva, coordenador-geral do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem. Eles abordarão os danos enfrentados pela população e as condições atuais de moradia nos locais afetados. Os requerimentos para esses depoimentos foram feitos pelos senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Alessandro Vieira (MDB-SE).
O terceiro depoente, Almeida Júnior, ocupou o cargo de procurador-geral por sete anos. O senador Rogério Carvalho ressalta que Almeida Júnior estava no cargo durante a catástrofe decorrente da exploração de sal-gema no subsolo de Maceió e acompanhou os desdobramentos judiciais do caso.
CPI da Braskem
Após a audiência pública, a CPI da Braskem votará dois requerimentos de informação propostos pelo senador Omar Aziz (PSD-AM). Ele solicita esclarecimentos do prefeito de Maceió, Henrique Caldas, e do governador de Alagoas, Paulo Dantas, sobre royalties e outras receitas provenientes da exploração do sal-gema desde 1976, quando a Braskem iniciou a exploração do minério na região.
A empresa
A Braskem é uma empresa brasileira do setor petroquímico, considerada uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas das Américas e a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Fundada em 2002, a empresa é fruto de uma joint venture entre a Petrobras e o grupo Odebrecht.
A companhia atua em toda a cadeia produtiva petroquímica, desde a extração de matéria-prima até a produção de resinas plásticas utilizadas em uma ampla variedade de produtos finais, como embalagens, tubos, automóveis, eletrodomésticos, entre outros.
Além disso, a empresa também desenvolve soluções e tecnologias sustentáveis, buscando promover a economia circular e a redução do impacto ambiental de seus processos produtivos. No entanto, a Braskem tem enfrentado desafios e controvérsias, especialmente relacionados a questões ambientais e de segurança, como o desastre ambiental ocorrido em Maceió (AL), em que a extração de sal-gema pela empresa causou o afundamento do solo e danos às comunidades locais.
(Com Agência Senado).

-
Economia1 dia atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio1 dia atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Tecnologia2 dias atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Economia2 dias atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Economia13 horas atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Tecnologia17 horas atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Finanças2 dias atrás
Truque com cartão coloca brasileiros em viagens aéreas de 1ª classe por centavos