Conecte-se conosco

Empresas

CPI da Braskem: relatório final sai nesta quarta

Companhia é uma petroquímica.

Publicado

em

Crédito: CMA

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem (BRKM5) deve apresentar nesta quarta-feira (15), às 9h, o relatório final do colegiado, criado do por meio de requerimento do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para investigar os efeitos da responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora no afundamento do solo em vários bairros de Maceió (REQ 952/2023).

A Braskem extrai sal-gema — utilizado, por exemplo, na fabricação de PVC — desde os anos 1970 nos arredores da Lagoa Mundaú, na capital alagoana.

A CPI funcionou de março a maio deste ano, período em que realizou 16 reuniões, sendo 12 audiências públicas para oitiva de 26 depoentes, entre eles dirigentes da Braskem, executivos da empresa, técnicos, geólogos e representantes de vítimas. O colegiado também realizou diligencias externas na capital alagoana e ouviu agentes públicos de Maceió.

A comissão, que conta com 11 membros titulares e 7 suplentes, é presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM). O senador Rogério Carvalho (PT-SE) é o relator do colegiado, que tem como vice-presidente o senador Dr. Hiran (PP-RR).

Braskem (BRKM5)

A companhia é uma empresa brasileira do ramo petroquímico, uma das maiores produtoras de resinas termoplásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, que são plásticos feitos a partir de fontes renováveis. Fundada em 2002, a empresa é resultado da fusão entre as atividades petroquímicas de grandes grupos empresariais brasileiros.

A empresa tem uma ampla gama de produtos, incluindo polietileno, polipropileno, PVC, PET e diversos produtos químicos básicos e intermediários. Sua atuação abrange desde a produção de matérias-primas até soluções para diferentes segmentos industriais, como embalagens, construção, automotivo, entre outros.

Além disso, a Braskem é reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade, investindo em tecnologias e projetos voltados para a redução do impacto ambiental de suas operações e o desenvolvimento de plásticos mais sustentáveis, como os biopolímeros derivados de fontes renováveis.

A empresa tem operações no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, e sua atuação é fundamental para diversas cadeias produtivas em todo o mundo.

(Com Agência Senado).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS