Conecte-se conosco

Agronegócio

Cravos: O caminho para um jardim sempre colorido e vibrante. Descubra como!

Publicado

em

Os entusiastas da jardinagem que ainda são iniciantes, mas buscam ter um jardim colorido e com um aroma encantador, podem optar por cultivar o cravo em sua casa de forma simples e sem muitas complicações.  

Com origem na região mediterrânea da Europa, o cravo tem como uma de suas principais funcionalidades ser cultivado para abastecer o mercado de flores de corte. Ele pode ser plantado em canteiros, vasos e até mesmo plantações.  

Essa planta perene ficou conhecida ao longo dos anos por sua beleza e, especialmente, pela fragrância característica da espécie. Veja a seguir algumas dicas para cultivar essa espécie versátil e decorativa.  

Atributos da espécie  

O Dianthus caryophyllus  é uma espécie perene do tipo herbácea que pode atingir até 80 centímetros de altura, entretanto, raramente chegam nesse tamanho.

Suas folhagens se desenvolvem em tons verde acinzentados e suas flores podem ter diversas cores, as mais comuns são: rosa, vermelho, branco, laranja e amarelo. São conhecidas por exalarem aromas únicos e muito agradáveis.  

Existe um grande número de cultivares e híbridos dessa espécie, o que favorece para o desenvolvimento e o cultivo em casa e ainda torna os cuidados e a manutenção mais simples.  

Formas de plantio  

Em suma, existem duas formas diferentes de realizar o plantio do Cravo e ter um desenvolvimento saudável e adequado, por divisão ou por meio de sementes.  

As sementes dessa planta podem ser germinadas em sementeiras e até mesmo no local definitivo, para que não haja a necessidade de transplante no futuro. Plante-as a meio centímetro no solo para conseguirem se desenvolver com facilidade.  

Elas devem estar em ambiente com temperatura amena e, dessa forma, irão vingar em até três semanas. No caso das sementeiras, as mudas poderão ser transplantadas quando atingirem entre 5 e 8 centímetros de altura.  

Para fazer o plantio por divisão, basta cortar um dos ramos já enraizados de uma planta adulta mais velha e replantar essa nova planta em outro local.  

Dicas e cuidados

O substrato ideal para o cravo deve ser drenável, fértil, com pH entre 6,6 e 7,5 – a planta consegue sobreviver com pH até 8, mas não é o recomendado – rico em matéria orgânica e leve.  

Essa não é uma espécie que se dá bem com climas quentes e secos, por isso, procure deixá-la em temperaturas mais amenas e frias para um desenvolvimento saudável.  

O Cravo precisa de exposição direta ao sol por, pelo menos, 4 a 5 horas diárias. Ele não gosta de muita umidade, por isso, deixe o solo levemente úmido e nunca encharcado.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS