Agronegócio
Cresce uso de drones no agro
Segundo sindicato, fiscalizações do Ministério da Agricultura garantem segurança nas lavouras
A tecnologia tem revolucionado o agronegócio. Os drones são, cada vez mais, utilizados para monitorar e pulverizar lavouras com a agricultura de precisão.
Para o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle, o crescimento da atividade tem sido cada vez mais comum. “O número de empresas que chegaram no Sindag para se associar nos últimos 30 dias nos impressiona e a quantidade de empresas que estão nascendo no Brasil também nos impressiona e mostra que, com certeza, essa é uma ótima oportunidade de trabalho”, afirma.
Contudo, para prestar serviço neste segmento é preciso se adequar às normas impostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a fim de garantir a segurança da lavoura e do operador. “Dá mais tranquilidade pois apesar do drone não ser tripulável, tem potencial de dano muito grande, já que divide espaço com aeronaves, o campo e outros aplicadores. Por isso, a necessidade de regulamentação”, defende.
Junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério da Agricultura (Mapa) fiscaliza a utilização dos equipamentos, enquanto o Sindag oferece orientação para o uso. “É sempre importante a gente chamar a atenção da seriedade dessa atividade, pois está trabalhando com defensivos, sejam biológicos, orgânicos ou zoológicos, não importa. O que importa é que a gente tem que tratar da segurança das aplicações e é isso que essa portaria vem trazer através do Ministério da Agricultura”, conclui Colle.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia20 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira24 horas atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia10 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio6 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia3 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora