Conecte-se conosco

Agronegócio

Cresce uso de drones no agro

Segundo sindicato, fiscalizações do Ministério da Agricultura garantem segurança nas lavouras

Publicado

em

A tecnologia tem revolucionado o agronegócio. Os drones são, cada vez mais, utilizados para monitorar e pulverizar lavouras com a agricultura de precisão.

Para o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Gabriel Colle, o crescimento da atividade tem sido cada vez mais comum. “O número de empresas que chegaram no Sindag para se associar nos últimos 30 dias nos impressiona e a quantidade de empresas que estão nascendo no Brasil também nos impressiona e mostra que, com certeza, essa é uma ótima oportunidade de trabalho”, afirma.

Contudo, para prestar serviço neste segmento é preciso se adequar às normas impostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a fim de garantir a segurança da lavoura e do operador. “Dá mais tranquilidade pois apesar do drone não ser tripulável, tem potencial de dano muito grande, já que divide espaço com aeronaves, o campo e outros aplicadores. Por isso, a necessidade de regulamentação”, defende.

Junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Ministério da Agricultura (Mapa) fiscaliza a utilização dos equipamentos, enquanto o Sindag oferece orientação para o uso. “É sempre importante a gente chamar a atenção da seriedade dessa atividade, pois está trabalhando com defensivos, sejam biológicos, orgânicos ou zoológicos, não importa. O que importa é que a gente tem que tratar da segurança das aplicações e é isso que essa portaria vem trazer através do Ministério da Agricultura”, conclui Colle.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS