Automobilística
Cuidado com o calçado! Dirigir com sapato errado pode gerar multa e pontos
Muitos condutores de veículos insistem em dirigir com o calçado incorreto, mas prática é perigosa e gera prejuízos.
Dirigir é uma atividade extremamente gratificante e útil, permitindo que as pessoas se desloquem rapidamente de um lugar para outro. No entanto, também é uma atividade que pode ser perigosa, especialmente se não for praticada com segurança e responsabilidade.
Existem muitas maneiras de se envolver em acidentes de trânsito e causar danos a outras pessoas ou a si mesmo, e a falta de atenção e precaução é uma das principais razões para isso. O descuido com alguns detalhes enquanto dirige pode ser crucial no trânsito.
Para evitar acidentes, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece diversas normas para motoristas e usuários das vias. Algumas delas são bem conhecidas e respeitadas, como uso de capacete, cinto de segurança, entre outros.
No entanto, outras normas são negligenciadas por condutores e, mesmo que pareçam simples, podem acarretar acidentes. Um exemplo de negligência comum é o uso de calçados incorretos. Muitos podem acreditar que qualquer tipo de calçado é permitido, no entanto, a lei determina quais os modelos corretos.
Usar o calçado correto é fundamental para garantir a segurança durante a condução de um veículo. Muitas pessoas podem pensar que qualquer sapato serve para dirigir, mas isso não é verdade.
Calçados inadequados podem comprometer a capacidade do motorista de operar os pedais do carro, reduzindo a sensibilidade e o controle sobre os movimentos.
Por exemplo, sapatos com solado alto ou grosso podem dificultar o movimento do pé entre o acelerador e o freio, o que pode levar a uma resposta tardia ou inadequada em uma situação de emergência. Já sapatos com sola lisa, sem tração, podem escorregar no pedal e causar um acidente.
Além disso, sandálias, chinelos e sapatos com salto alto ou ponta fina podem se soltar ou ficar presos nos pedais, causando uma distração e prejudicando a segurança do motorista. Esses modelos inadequados também valem para os condutores de motocicletas.
Imagem: Pixel-Shot/Shutterstock
Qual a penalidade por usar o calçado inadequado enquanto dirige?
Conforme o artigo nº 252 do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista não deve fazer uso um “calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais”.
Os condutores que infringirem as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e usarem o calçado inadequado enquanto dirigem estão sujeitos a penalidade de multa e pontos na carteira de motorista.
A infração por dirigir com os sapatos incorretos é considerada de natureza média. A multa que o condutor deverá pagar é de R$130,16 com desconto de 4 pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga