Conecte-se conosco

Saúde

Cuidado! Pare já de usar estas pomadas; entenda o que a Anvisa alerta

Após alguns efeitos adversos nestas pomadas, a Anvisa tomou uma decisão sobre seu uso, e você deve interromper imediatamente o seu uso.

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pela proteção da saúde dos brasileiros. Um de seus deveres é formular normas e também fiscalizar se estão sendo seguidas.

Desse modo, o controle sanitário é realizado. Alimentos, produtos de saúde (como medicamentos) ou de estética, são exemplos de áreas de atuação da Anvisa.

O órgão está investigando algumas pomadas de uso em salões de beleza. Ultimamente, uma marca específica causou cegueira temporária em clientes, o que significa que ela é extremamente agressiva à saúde, tendo que ter, portanto, a fabricação e o consumo proibidos.

Diante disso, a Anvisa determinou que algumas marcas fossem suspensas por não cumprirem as medidas sanitárias, levando, desta maneira, um risco à saúde tanto dos profissionais quanto dos clientes.

As pomadas que levaram ao quadro de cegueira temporária são de modelagem de tranças. Estas, portanto, correm o risco de não serem mais fabricadas, distribuídas e, claro, consumidas. A medida pode ter diferentes caminhos, tudo irá depender da experiência da Anvisa.

Até o momento, há três situações: proibição e recolhimento; suspensão e recolhimento; e interdição cautelar. Confira cada uma a seguir.

Das cinco pomadas que estão com interdição cautelar da Anvisa, quatro são da marca Muriel Cosméticos, da empresa Beauty Lab do Brasil Ltda, enquanto uma é da Exat Bel Indústria e Comércio de Cosméticos LTDA ME. Veja:

  • Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças;
  • Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Onduladas;
  • Pomada Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças;
  • Pomada Capilar Condicionante Modeladora Studio Hair Extra Forte;
  • Pomada Capilar Incolor Elfa, da empresa Exat Bel Indústria e Comércio de Cosméticos LTDA ME.

A pomada modeladora da marca Be Black, que está em três meses de produção, da empresa Be Factory Laboratories está suspensa de ser fabricada e distribuída.

Já a pomada Modeladora da Master Hair, da empresa Noelma Simara Ribeiro Gama, teve sua fabricação, comercialização e distribuição proibidas; além disso, elas devem ser recolhidas.

A Anvisa conta também com a ajuda de cidadãos para efetuar seu trabalho de vigilância sanitária. Por isso, caso algum efeito adverso seja notado no uso de um produto, é possível realizar uma denúncia através deste link.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS