Conecte-se conosco

Agronegócio

Cuidados no jardim: como se livrar dos pulgões e cochonilhas

Conheça alguns métodos ecológicos para acabar com pragas em suas plantas e deixar seu jardim e plantas ainda mais protegidos.

Publicado

em

Que as plantinhas tornam qualquer ambiente mais bonito e aconchegante, isso é inegável. Vale ressaltar, contudo, que para isso, são necessários cuidados básicos do cultivo tradicional, incluindo o controle adequado de pragas que podem prejudicar o bom desenvolvimento das plantas de nossa casa. 

Entre as pragas mais comuns, temos os pulgões e as cochonilhas, pequenos insetos, que se alimenta sugando a seiva das plantas e se multiplicam com bastante rapidez. Além disso, secretam substâncias açucaradas que atraem formigas e favorecem o desenvolvimento de fungos que cobrem a superfície das plantas, dificultando a respiração e a fotossíntese do vegetal.

Mas, calma! Se suas plantinhas estão sendo vítimas desse tipo de pragas, saiba que há solução. Conheça alternativas e métodos ecológicos eficazes para combatê-los.

  • Caldas naturais

Para começar, faça caldas à base de fumo, cinzas de madeira e sabão. O liquido pode ser borrifado nas plantas, especialmente nos locais onde há concentração de pulgões e cochonilhas. Isso, muitas das vezes, ajuda a exterminar esses insetos. 

  • Controle Mecânico

Para eliminar os pulgões e as cochonilhas, você também pode fazer o controle de forma manual, com a ajuda de um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool, ou vinagre, em partes iguais. Desse modo, basta retirara os insetos da planta com o auxílio do algodão. Isso pode ser feito semanalmente, mas é indicado para quem tem poucas verdinhas em casa. Caso seu jardim tenha grande quantidade de plantas, o ideal é optar pelo controle biológico, que nesse caso, será mais rápido e eficiente.

  • Controle Biológico

O controle biológico é, em suma, um fenômeno natural entre organismos vivos que formam cadeias de relações complexas, resultando em equilíbrio de populações e em comunidades estáveis. Trata-se da alternativa mais eficiente, vez que favorece o equilíbrio e a presença de inimigos naturais. No caso dos pulgões e das cochonilhas, você pode usar as joaninhas para fazer o controle biológico, já que elas são predadoras naturais desses pequenos e devastadores insetos. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS