Conecte-se conosco

Agronegócio

Cultive experiências: O caminho para plantar jambu e encantar com pratos únicos

Publicado

em

O jambu é uma erva aromática originária da Amazônia que tem propriedades medicinais e culinárias. Ele é conhecido por causar uma sensação de formigamento na boca quando mastigado, sendo usado em pratos típicos como o tacacá e o pato no tucupi.

Mas você sabia que é possível cultivar jambu em casa, mesmo sem ter um grande espaço? Confira a seguir como plantar, cuidar e colher essa planta incrível e versátil.

Como cultivar jambu

Para começar, você vai precisar de algumas mudas de jambu, que podem ser compradas em feiras ou lojas de jardinagem. Escolha as que estiverem mais saudáveis e vigorosas, com folhas verdes e sem pragas ou doenças.

Você também vai precisar de um vaso com furos no fundo, um prato para colocar embaixo do vaso, terra adubada e pedrinhas ou caco de cerâmica.

O primeiro passo é forrar o fundo do vaso com as pedrinhas ou com os cacos para facilitar a drenagem da água. Em seguida, encha o vaso com a terra adubada até a metade.

Faça um buraco na terra e coloque a muda, cobrindo as raízes com mais terra. Aperte levemente a terra ao redor da muda para firmá-la. Repita o processo com as outras mudas, deixando um espaço de, pelo menos, 10 cm entre elas.

Agora que você já plantou o seu jambu, é hora de cuidar dele. O jambu gosta de sol e calor, então escolha um local que receba pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia.

Regue a planta todos os dias, mantendo a terra úmida, mas não encharcada. Você pode usar um borrifador para umedecer as folhas também. A cada 15 dias, aplique um pouco adubo orgânico líquido diluído na água da rega.

O jambu começa a florescer depois de 2 a 3 meses do plantio, e é nessa época que você pode começar a colher as folhas e as flores para usar na sua cozinha.

Para isso, basta cortar as hastes com uma tesoura ou uma faca afiada, deixando ao menos 10 cm de altura da planta. Não corte mais do que um terço de cada vez, pois isso pode enfraquecê-la. As folhas e as flores podem ser usadas frescas ou secas e devem ser lavadas antes do consumo.

Como consumir o jambu

O jambu é rico em vitaminas A e C, ferro, cálcio e fósforo, além de ter propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas.

Ele pode ser usado para aliviar dores de dente, inflamações na garganta, cólicas menstruais e problemas digestivos. Além disso, a planta dá um toque especial aos seus pratos, com seu sabor picante e refrescante.

Experimente usar o jambu em saladas, molhos, sopas, risotos, sanduíches e até mesmo em sobremesas. Use a criatividade e bom apetite!

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS