Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba como plantar e cultivar jambu

Veja os benefícios da planta para a saúde e saiba como cultivá-la em casa para aproveitar todas as suas propriedades.

Publicado

em

O jambu, também conhecido como agrião do Pará, é uma planta muito comum na região Norte do Brasil e que é bastante utilizada na culinária em saladas e molhos.

Leia também: Conheça as melhores técnicas para plantar figo

Esse é um tipo de erva e não cresce muito. Além disso, a vida útil do jambu é muito curta, ou seja, haverá um ciclo de vida, floração e morte. Por outro lado, é uma planta que produz muitas sementes em um só fruto e germina onde quer que caia. Por isso, hoje vamos ensinar como plantar e cultivar jambu.

Como plantar jambu?

Primeiro, você irá precisar de sementes ou mudas. As sementes de jambu nascem bem e rapidamente. Portanto, se não forem sementes muito velhas, e mesmo que sejam pequenas, você pode cultivá-las em vasos ou canteiros com apenas três frutos.

A terra não precisa ser muito fertilizada, mas como toda erva, crescerá melhor com insumos como esterco ou composto. É uma planta que adora sol e não precisa de muita água, assim, basta regá-la uma vez ao dia.

No plantio, não afunde as sementes mais que 1cm no solo, apenas faça um risco com um graveto, coloque as sementes e cubra. É interessante cobrir os vasos com folhas verdes ou secas para ajudar a proteger o solo e mantê-lo úmido, além de fornecer matéria orgânica para decomposição.

Tempo de germinação

A germinação da semente depende da sua qualidade, do solo e do cuidado com as futuras ervas. Portanto, a germinação ocorre durante a primeira semana de plantio. Depois disso, ela vai crescer, formar folhas e se espalhar, o que levará de 45 a 60 dias, logo após o início da floração.

Efeitos medicinais

O jambu pode ter diversas aplicações medicinais, por possuir propriedades antifúngica, diurética, antiviral, antisséptica, antioxidante e anestésica, podendo ser utilizado para:

• Ajudar no combate de infecção por vírus e fungos;
• Ajudar a fortalecer o sistema imunológico, já que é rico em vitamina C;
• Ajudar a aliviar a dor de dente e de garganta;
• Combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce;
• Auxiliar no tratamento da tosse e do herpes;
• Aumentar os níveis de testosterona no homem, possuindo, portanto, efeito afrodisíaco.

É verdade que o jambu faz a boca tremer?

Sim, é verdade. Em suma, todas as partes da planta, como folhas, galhos, flores e até sementes têm o famoso efeito dos tremores na boca.

Agora que você sabe como realizar o plantio do jambu, que tal iniciar o cultivo dessa planta?

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS