Conecte-se conosco

Agronegócio

Cultive sua própria Dionéia Carnívora: Passo a passo descomplicado!

Publicado

em

Natural da América do Norte, a espécie Dionaea muscipula é muito famosa por causa da sua anatomia, é uma das poucas capazes de realizar o movimento de abrir e fechar a sua “mandíbula”.  

Uma das grandes vantagens desta espécie é o seu tamanho, que pode chegar a no máximo 10 centímetros e é ideal para cultivo em espaços enxutos, como apartamentos e casas que não possuem jardim.  

Apesar de suas dimensões, ela costuma apresentar de 4 a 8 folhas que se desenvolvem em formato de roseta e cada uma delas possui cerca de 20 pecíolos, como se fossem dentes, na ponta para colaborar no processo de captura da presa.  

Como cuidar da Dionéia  

Os maiores questionamentos, geralmente, são quanto à alimentação. A Dionéia se alimenta de pequenos insetos e, por isso, possui um néctar especial capaz de atrair sua caça.

Após a captura, inicia-se o processo de alimentação a partir de suas glândulas por meio da secreção de enzimas digestivas, que pode durar até 10 dias.

Por ser uma planta que vive em clima tropical, a Dionéia exige tomar bastante sol, assim sendo, o vaso precisa ficar exposto diretamente ao sol ou à meia-sombra.

O tipo de solo mais indicado para o cultivo é o drenável e rico em matéria orgânica, dessa forma, a planta recebe os nutrientes necessários para se fortificar e os furos na base do vaso colaboram para o não-encharcamento da terra.  

Assim como as outras espécies de plantas carnívoras, a Dionéia precisa que o solo esteja constantemente úmido para se desenvolver bem, por isso, fique sempre atento à rega para que a terra não seque, mas evite encharcar as raízes.  

Além de pequenos insetos, a alimentação da Dionéia também é composta por pequenos pedaços de frutas, como maçã e banana, e dos nutrientes do solo, por isso ela não precisa ser adubada.

Dicas especiais  

Por se tratar de uma planta carnívora, ela exige algumas cautelas que as outras espécies não, por isso, fique sempre em alerta para conseguir dar o suporte necessário e garantir a qualidade de vida que ela precisa.  

Durante o inverno é recomendado manejá-la para um lugar fresco e arejado dentro da sua casa. Na primavera ela pode tomar bastante sol para florescer da melhor forma possível.  

Por fim, se atente à realizar a poda da haste floral com as ferramentas próprias para isso antes que ela alcance os 8 centímetros de altura, assim você evita a floração das jovens plantas e uma possível morte da Dionéia.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS