Conecte-se conosco

Agronegócio

Curiosidade: por que os vaga-lumes estão sumindo?

Saiba quais motivos estão culminando na diminuição desses insetos que têm papel fundamental na natureza, como o controle biológico de pragas.

Publicado

em

Os vaga-lumes, popularmente conhecidos como pirilampos, são sem dúvidas insetos muito interessantes! Isso porque emitem luz devido à presença da luciferina, que são pigmentos responsáveis pela bioluminescência. A parte iluminada e florescente dos vaga-lumes fica na região abdominal e é utilizada com o objetivo de atrair parceiros para que o inseto possa se reproduzir.

O fato é que, nos últimos anos, estudiosos têm observado uma diminuição significativa desses insetos, o que se mostra preocupante, já que os vagalumes são indicadores da saúde do meio ambiente. Além disso, os vagalumes são predadores naturais de animais como pequenas lesmas e caramujos, mosquitos, larvas e outros, e auxiliam no controle biológico de pragas.

Mas, afinal, quais os principais motivos que estão fazendo esse bichinho tão adorável se tornar cada vez mais raro aos olhos humanos?

O primeiro deles, por óbvio, seria a degradação de seu habitat natural. A poluição de rios, o desmatamento e o uso de pesticidas e agrotóxicos são fatores que têm contribuído significativamente para o sumiço gradativo dos vagalumes. E não só deles, como também, de outros muitos insetos com função importantíssima dentro da cadeia natural, como, por exemplo, as abelhas.

Outro fator que afeta diretamente os vagalumes é justamente a iluminação artificial, já que ela é responsável por gerar poluição luminosa e excesso de dióxido de carbono emitido por meio da produção de eletricidade. Desse modo, o motivo pelo qual a iluminação artificial das grandes cidades afeta tão diretamente esses insetos peculiares é porque a fêmea usa a sua luz para atrair o macho, isso apenas quando há pouca ou nenhuma luz no ambiente. Com o excesso de luz que produzimos, a fêmea quase nunca encontra as condições ideais, o que tem contribuído para a queda do número de vaga-lumes no nosso ecossistema.

Salve os vaga-lumes

Existem formas simples de diminuirmos o impacto ambiental e evitarmos o desaparecimento dos vaga-lumes definitivamente. Por isso, que tal começar a coloca-las em pratica?

  • Evite o uso de pesticidas químicos;
  • Desligue as luzes sempre que possível;
  • Cultive grama, folhagens e arbustos, que são bons ambientes para vaga-lumes.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS