Agronegócio
Curiosidades sobre a flor Maria-sem-vergonha
O que você precisa saber para cultivar essa espécie em casa.
Popularmente conhecida como flor maria-sem-vergonha, nome científico Impatiens walleriana, “impaciente, incapaz de esperar”, essa planta, de fácil propagação pode ser encontrada em trechos de estradas, jardins e canteiros. Você pode ter essa espécie facilmente em seu quintal, bastando, para isso, ficar atento aos cuidados básicos exigidos por essas belezinhas.
Veja também: Saiba como plantar a flor-de-maio
Sua capacidade de se alastrar rapidamente, pulando cercas e extrapolando muros e jardins para se aninhar debaixo de outras plantas, lhe rendeu o nome “maria-sem-vergonha”.
A planta, ereta e ramificada, de caule suculento e verde, pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo. Suas florações recheadas apresentam tonalidades vermelha, laranja-avermelhada, rosa, branca e mescladas.
A propagação da flor maria-sem-vergonha pode ser feita através do método de estaquia. Assim, basta mergulhar as estacas em um copo d’água e, em pouco dias, as raízes começam a surgir. Quanto ao substrato, importante que o mesmo seja fértil e rico em matéria orgânica.
Como muitos a consideram uma “praga”, em virtude da sua capacidade de se propagar ligeiramente, recomenda-se que o plantio seja feito em vasos e jardineiras. Assim, torna-se mais fácil controlar seu crescimento.
A rega deve ser feita de modo que o solo fique sempre úmido, sendo necessário manter sua flor-maria-sem-vergonha em ambiente bem iluminado, com sol pleno ou a meia sombra.
Evite, contudo, molhar as flores para não as manchar nem diminuir sua durabilidade e muito cuidado para não encharcar o solo. O excesso de umidade pode ser prejudicial a planta, que fica mole, fraca e com caule apodrecido.
Vale ressaltar que a flor maria-sem-vergonha, possui um ciclo de vida de aproximadamente um ano. Depois disso, precisa ser replantada para recuperar o viço. Por fim, mas não menos importante, para mantê-la sempre radiante, o uso de adubos é indispensável, sendo recomendado adicionar fertilizante NPK 10-10-10 ao substrato pelo menos uma vez ao mês.

-
Loterias19 horas atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Tecnologia2 dias atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
-
Carreira2 dias atrás
5 profissões que pagam bons salários e têm pouca concorrência
-
Saúde6 horas atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Agronegócio1 dia atrás
Bambu da sorte amarelado? Veja as causas e como recuperar a planta
-
Agronegócio2 dias atrás
Cascas de banana são o segredo para zamioculcas crescerem radiantes