Empresas
CVM edita marco regulatório para atividade de assessor de investimento
Autarquia é chamada de “xerife” do mercado.
A profissão de assessor de investimentos é uma das mais visadas na conjuntura atual, atraindo pessoas do mercado financeiro e de outros segmentos.
Na manhã desta terça-feira (14), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou novo marco regulatório para a referida atividade.
Até pouco tempo atrás o assessor de investimentos era chamado de agentes autônomos de investimentos (AAIs).
Já em reação ao marco regulatório, trata-se da Resolução CVM 178 e partes da CVM 179, que entram em vigor em 1º de junho deste ano.
De acordo com o “xerife” do mercado, a primeira substitui a Resolução CVM 16, enquanto a segunda modifica partes da CVM 35.
Entre as principais novidades está a permissão para que os assessores possam atuar como prepostos de mais de uma corretora.
Acontece que o fim da exclusividade com corretoras era uma das atualizações mais esperadas pela classe. A obrigatoriedade de adoção de sociedade simples para a constituição de um escritório também foi derrubada.
Agora, a flexibilidade dará espaço a novos arranjos com investidores externos, os chamados sócios-investidores. A versão final da regra não exige que os escritórios que atuarem com mais de uma corretora tenham diretor de controles internos e diretor responsável.
Em lugar disso, cobra a adoção de um arranjo com a presença de apenas um diretor e um reforço do papel de fiscalização dos intermediários. A resolução exige ainda a emissão de extratos trimestrais sobre a remuneração dos profissionais.
O que faz um assessor?
De acordo com a XP Investimentos, um assessor deve prospectar clientes; apresentar e fornecer orientações sobre o mercado financeiro aos investidores; receber ordens de compra e venda e, na sequência, transmiti-las aos sistemas de negociação nas corretoras. Também esclarecer as dúvidas que as pessoas podem ter em relação ao assunto.
-
Loterias2 dias atrás
Mega da Virada: como ganhadores podem perder o prêmio milionário por desatenção
-
Política1 dia atrás
Quem vai concorrer à presidência do Brasil em 2026? O que se sabe até agora
-
Investimentos19 horas atrás
Vida na Itália: o que ninguém te conta sobre comprar casas de 1 euro
-
Agronegócio1 dia atrás
Elimine formigas do seu jardim com um simples ingrediente culinário
-
Mundo2 dias atrás
Cidade japonesa adota medidas drásticas contra turismo excessivo
-
Saúde2 dias atrás
Feng Shui e decoração: conheça as plantas perfeitas para atrair harmonia na entrada do lar
-
Economia2 dias atrás
Aposentadorias por invalidez passam por pente-fino: saiba quem será convocado
-
Saúde24 horas atrás
Praias brasileiras registram surtos de gastroenterite; autoridades fazem alerta